sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Diretora-geral do Banco Mundial destaca mais transparência na gestão dos recursos naturais




MSE - LUSA

Díli, 25 ago (Lusa) -- A diretora-geral do Banco Mundia, Sri Mulyani Indrawati, destacou hoje em Díli, Timor-Leste, o empenho das autoridades timorenses para melhorar a transparência e responsabilização na gestão dos seus recursos naturais.

A ex-ministra indonésia falava na sessão da abertura da primeira conferência regional sobre a Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativas (ITIE), que decorre até sexta-feira, em Díli.

"Esta importante iniciativa deu a Timor-Leste a oportunidade de gerir as receitas de petróleo para a futura segurança e prosperidade do seu povo e com isso conseguiu ser admitido na ITIE", em 2010, afirmou a diretora-geral do Banco Mundial.

No âmbito da ITIE Timor-Leste ocupa como país cumpridor o primeiro lugar na Ásia e o terceiro a nível mundial.

"Timor-Leste, como uma nação, está a construir força e resiliência económica e demonstrou o quanto pode ser ganho num curto espaço de tempo. Aqui como em outros lugares o padrão EITIE pode ser um trampolim na construção de um crescimento sustentável e mais inclusivo (...) que ofereça oportunidades e prosperidades a populações inteiras", disse.

A ITIE visa a promoção da transparência e responsabilização dos países, através da publicação e verificação dos fundos de produção de gases e minerais entregues ao governo pelas empresas.

A ITIE é uma coligação internacional composta por países, doadores, empresas de indústrias extrativas, organizações da sociedade civil, investidores e organizações internacionais.

O capital do fundo petrolífero soma um total de 8,3 mil milhões de dólares.

Sem comentários:

Mais lidas da semana