segunda-feira, 15 de agosto de 2011

«Em nenhum momento a Unita aceitará a terceira fraude eleitoral, custe o que custar»




ANGOLA 24 HORAS

Custe o que custar a UNITA ameaça desencadear manifestação no país se o MPLA aprovar Pacote Legislativo Eleitoral fraudulento, a UNITA estará ali desarmada a defender a constituição, porque o art. 107 da constituição de Angola diz que os órgãos da administração eleitoral têm de ser independentes.

Falando aos militantes do Partido, por ocasião da inauguração do Centro Social da LIMA, no dia 13 de Agosto de 2011, em Viana, o Secretário-geral da UNITA, Abílio Kamalata Numa assegurou que o seu Partido não vai tolerar que o MPLA aprove uma lei eleitoral que propicie condições para a realização de eleições fraudulentas como foi em 1992 e 2008.

Segundo o dirigente político da UNITA o seu Partido “em nenhum momento aceitará a terceira fraude eleitoral, custe o que custar”.

Denunciou que o executivo pretende aprovar, na próxima terça feira o Pacote Legislativo Eleitoral na generalidade, tendo adiantado que “se for conforme está, a próxima semana constitucionalmente a UNITA sairá a rua para reivindicar que os actos de inconstitucionalidade sejam repostos”.

Alertou, no entanto que podem colocar tudo que quiserem, a UNITA estará ali desarmada a defender a constituição, porque o art. 107 da constituição de Angola diz que os órgãos da administração eleitoral têm de ser independentes, e o executivo quer para si a organização e logística eleitoral.

Falando especificamente sobre a LIMA que neste sábado inaugurou o seu segundo Centro Social, Abílio Kamalata Numa recordou que a organização feminina da UNITA foi sempre a sustentação da moral de todos os militantes do Galo Negro nos momentos de dificuldade.

Numa, enalteceu o papel desempenhado pela mulher filiada na UNITA, nas diversas áreas do saber, a exemplo da educação e saúde onde formaram doutores competentes que servem de exemplo pelo serviço desempenhado, assim como as mulheres que fizeram parte das forças armadas, graduadas e promovidas e que hoje muitas delas são descriminadas no acto do seu licenciamento à reforma.

Por outro lado, Kamalata Numa manifestou satisfação pelo facto de se verificar maior adesão de novos membros às fileiras do Galo Negro, sendo a maioria jovens dispostos a participar no esforço colectivo para a mudança de regime em Angola.

O Centro ora inaugurado tal como o do Kikolo, vai albergar cursos de alfabetização, corte costura, lavores femininos, segundo fez saber a vice-presidente da organização feminina da UNITA, Helena Bonguela.

Assegurou que o projecto está aberto a sociedade em geral, devendo atender homens, mulheres e jovens de ambos os sexos e tem como madrinha a Dra Inês Satuala Samakuva.
Recordar que a LIMA inaugurou no dia 11 de Agosto corrente um centro social de âmbito nacional no Kikolo município do Cacuaco, consagrado a heroína Maria Nakamela Chimbili.

Falando aos militantes do Partido, por ocasião da inauguração do Centro Social da LIMA, no dia 13 de Agosto de 2011, em Viana, o Secretário-geral da UNITA, Abílio Kamalata Numa assegurou que o seu Partido não vai tolerar que o MPLA aprove uma lei eleitoral que propicie condições para a realização de eleições fraudulentas como foi em 1992 e 2008.

Segundo o dirigente político da UNITA o seu Partido “em nenhum momento aceitará a terceira fraude eleitoral, custe o que custar”. Denunciou que o executivo pretende aprovar, na próxima terça feira o Pacote Legislativo Eleitoral na generalidade, tendo adiantado que “se for conforme está, a próxima semana constitucionalmente a UNITA sairá a rua para reivindicar que os actos de inconstitucionalidade sejam repostos”.

Alertou, no entanto que podem colocar tudo que quiserem, a UNITA estará ali desarmada a defender a constituição, porque o art. 107 da constituição de Angola diz que os órgãos da administração eleitoral têm de ser independentes, e o executivo quer para si a organização e logística eleitoral. Falando especificamente sobre a LIMA que neste sábado inaugurou o seu segundo Centro Social, Abílio Kamalata Numa recordou que a organização feminina da UNITA foi sempre a sustentação da moral de todos os militantes do Galo Negro nos momentos de dificuldade. Numa, enalteceu o papel desempenhado pela mulher filiada na UNITA, nas diversas áreas do saber, a exemplo da educação e saúde onde formaram doutores competentes que servem de exemplo pelo serviço desempenhado, assim como as mulheres que fizeram parte das forças armadas, graduadas e promovidas e que hoje muitas delas são descriminadas no acto do seu licenciamento à reforma. Por outro lado, Kamalata Numa manifestou satisfação pelo facto de se verificar maior adesão de novos membros às fileiras do Galo Negro, sendo a maioria jovens dispostos a participar no esforço colectivo para a mudança de regime em Angola.

O Centro ora inaugurado tal como o do Kikolo, vai albergar cursos de alfabetização, corte costura, lavores femininos, segundo fez saber a vice-presidente da organização feminina da UNITA, Helena Bonguela. Assegurou que o projecto está aberto a sociedade em geral, devendo atender homens, mulheres e jovens de ambos os sexos e tem como madrinha a Dra Inês Satuala Samakuva. Recordar que a LIMA inaugurou no dia 11 de Agosto corrente um centro social de âmbito nacional no Kikolo município do Cacuaco, consagrado a heroína Maria Nakamela Chimbili.

UNITA ANGOLA

Sem comentários:

Mais lidas da semana