segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Timor-Leste: EMPRESA DIAK - VIVER DO SEU TRABALHO E NÃO DE CARIDADE




SAPO TL

Organização não-governamental (ONG) timorense dedicada a desenvolver, implementar e gerir soluções de mercado, nomeadamente através de negócios sociais, a Empresa Diak tem como objectivo combater a pobreza e a fome em Timor-Leste e fomentar a capacitação dos Timorenses.

Um dos projectos a ser implementado é o “ikan (peixe) diak”, procurando colmatar o débil mercado de peixe local. O objectivo passa por garantir a venda de peixe com qualidade fora das principais cidades, a preços que sejam acessíveis à população local.

Com esta iniciativa pretende-se transformar os recursos pesqueiros timorenses numa fonte estável e expectável de rendimento para as populações pobres e desempregadas que vivem em zonas costeiras. Na passada Sexta-Feira, o Presidente da República José Ramos-Horta afirmou ao jornal Timor Post que depositava grandes esperanças neste projecto e que “daqui a uns anos possamos exportar o peixe seco para a Indonésia e outros países.”

De acordo com a mesma publicação, o director da Empresa Diak, Filipe Alfaite, esteve em contacto directo com os pescadores locais para perceber os meandros da actividade piscatória em Timor-Leste. Filipe estudou e desenvolveu o conceito de uma organização que tinha como objectivo promover ou criar soluções de mercado assentes na capacitação das próprias comunidades para lutarem contra a pobreza.

Fundada em 2010 e com o apoio de Ariana Simões de Almeida, Filipe Alfaiate estava a trabalhar em Londres como advogado sénior da Clifford Chance, uma das principais sociedades de advogados mundiais, quando foi convidado para ser assessor sénior do Primeiro-Ministro de Timor-Leste.

Devido aos seus laços familiares e emocionais com o país, Filipe sempre ambicionou poder contribuir para o desenvolvimento de Timor-Leste e organizações como “o Banco Mundial, a Comissão Europeia e as Nações Unidas querem arranjar uma maneira de poder ajudar a Empresa Diak,” disse o director.

A empresa quer que todos os Timorenses tenham acesso a uma oportunidade real de quebrar o ciclo de pobreza em que se encontram presos e vivam com dignidade, através do seu próprio trabalho e não de caridade.

Para mais informações clique em http://www.empreza-diak.com/


SAPO TL com Timor Post

Sem comentários:

Mais lidas da semana