sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Macau: Governo eletrónico eficiente permitirá reduzir corrupção "em grande medida"




DM - LUSA

Macau, China, 19 ago (Lusa) -- O comissário Contra a Corrupção de Macau, Vasco Fong, defendeu que "a implementação de um Governo eletrónico eficiente permitirá reduzir em grande medida o fenómeno da corrupção".

No preâmbulo do Boletim Informativo do Comissariado Contra a Corrupção, uma publicação semestral, Vasco Fong refere como exemplo o caso de Singapura, onde pedidos e renovações de autorização administrativa -- para a entrada no território, concessão de visto de trabalho e outros -- são formulados por via eletrónica.

Tal faz com que seja "basicamente nulo o contacto pessoal entre os requerentes e os funcionários da administração", enfatiza o mesmo responsável no artigo, citado numa nota oficial, em que aponta que tal permite, ao mesmo tempo, que o exercício do poder discricionário seja também sujeito "a um controlo rigoroso".

Na perspetiva do comissário, esta "é uma tendência inevitável na modernização do sistema administrativo" do território, ao apontar e que a mesma "constitui uma forma eficaz e inovadora de prevenção da corrupção, podendo assim servir de referência".

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana