terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mais de mil detidos em manifestação na Índia contra prisão de activista anticorrupção





Anna Hazare foi proibido de fazer greve de fome “até à morte”

Mais de mil pessoas foram detidas esta manhã numa manifestação não autorizada em Nova Deli de apoio a um activista anticorrupção, o qual fora posto em prisão preventiva poucas horas antes de dar início a uma greve de fome “até à morte” para fazer pressão sobre o Governo indiano.

“Não proibimos nenhuma manifestação pacífica”, sustentou o ministro do Interior, P. Chidambaram, argumentando que o protesto a favor de Anna Hazare “não respeitou as condições dadas pela polícia” para que a mesma se pudesse realizar “dentro da legalidade” – nomeadamente a limitação de cinco mil participantes num parque da capital do país. “Por isso foram detidas umas 1.200 a 1.300 pessoas”, confirmou esta fonte ministerial.

Hazare fora ele próprio detido pouco antes quando se preparava para começar uma “greve de fome até à morte se necessário” com o objectivo de pressionar o Governo indiano a endurecer as disposições criminais de um projecto de lei contra a corrupção que se encontra em avaliação no Parlamento. Na véspera, a polícia notificara o activista a não exceder os três dias de greve de fome e esta manhã, de acordo com testemunhas citadas pelas agências noticiosas, agentes não uniformizados, detiveram-no na sua casa em Nova Deli.

O activista, de 74 anos, contesta a luta contra a corrupção feita pelas autoridades no país, assolado ao longo dos últimos meses por uma série de casos envolvendo responsáveis de topo. E descreve o projecto de lei em apreciação como uma “piada cruel”, tendo garantido que a sua detenção não irá parar o movimento de protestos contra a corrupção.

“Milhões juntaram-se a este movimento. A batalha vai continuar e muitas mais pessoas não cederão face à ameaça de serem detidas. Virá um dia em que já não haverá espaço nas prisões na Índia”, afirma numa mensagem de vídeo colocada no YouTube.

Sem comentários:

Mais lidas da semana