quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MARCHA DAS MARGARIDAS REÚNE MULHERES CONTRA A POBREZA EM BRASÍLIA




BRASIL DE FATO - Agência Brasil - ontem

100 mil mulheres chegam para encontro da Contag em Brasília

Com o lema “Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”, começa nesta terça-feira (16), em Brasília, a Marcha das Margaridas, encontro que deve reunir milhares de mulheres de diversos países da América Latina. Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a manifestação alerta para o fato de que são as mulheres as que mais sofrem com a pobreza no Brasil.

“Nós temos a absoluta certeza de que a pobreza no nosso País tem sexo, tem a cara feminina; tem cor, pois são negras as pessoas mais pobres; e tem lugar: estão no campo e na periferia das cidades. Portanto, nossa pauta não tem só apelo, mas também legitimidade”, pontua Carmem Foro, secretária de Mulheres da Contag.

Entre as atividades, a Marcha das Margaridas terá o lançamento de uma campanha contra o uso agrotóxicos e um ato público no Congresso Nacional pela reforma política.
Nesta quarta, as mulheres seguirão em marcha à Esplanada dos Ministérios. O ato de encerramento acontecerá na “Cidade das Margaridas”, às 15h, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

A marcha vai percorrer as ruas da capital federal para divulgar a pauta de reivindicações, que abordam questões como democratização dos recursos naturais, atualização dos índices de produtividade no campo, fim da violência no meio rural, maior participação política da mulheres e melhores condições de trabalho, com autonomia e igualdade.

A Marcha das Margaridas se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência de gênero a partir de mobilizações nacionais realizadas em 2000, 2003 e 2007.

- Com informações da Rede Brasil Atual

Sem comentários:

Mais lidas da semana