Os distúrbios em Londres continuam hoje pelo terceiro dia consecutivo em vários bairros, nomeadamente em Hackney, no leste da cidade, e Lewisham, no sul, havendo relatos de veículos incendiados e lojas pilhadas.
Na origem estão grupos de jovens, muitos de caras tapadas e vestidos de negro, que se foram juntando durante a tarde.
Em Hackney, alguns elementos usaram objetos pesados para partir montras e saquear lojas, nomeadamente de roupa.
Armando Ribeiro, um fotógrafo freelance que se encontra na área, contou à agência Lusa que "há muita agitação, arremesso de pedras e fogo de artifício".
"Na rua principal Grande parte das lojas estão fechadas" e há "carros incendiados" e "muita gente na rua".
Em Lewisham, pelo menos um veículo foi incendiado e uma loja de artigos eletrónicos foi saqueada.
A cerca de cinco kilómetros, em Peckham, um autocarro terá sido incendiado por um grupo de jovens que ali se concentrou.
Apesar do reforço policial na capital britânica, a estratégia tem sido sobretudo de contenção, embora já se tenham registados alguns confrontos com polícia de intervenção.
Este é o terceiro dia de distúrbios em Londres, tendo até agora, segundo a polícia, sido detidas 215 pessoas por desordem ou roubo.
Pelo menos 215 pessoas detidas na sequência dos confrontos de sábado
Pelo menos 215 pessoas foram detidas na sequência dos violentos distúrbios e confrontos que se verificam desde sábado em vários bairros periféricos de Londres, anunciou hoje a ministra do Interior britânica, Theresa May.
A ministra do Interior do Reino Unido, que foi obrigada a encurtar as suas férias, reuniu hoje com responsáveis da polícia para avaliar as consequências dos confrontos entre a polícia e manifestantes, que hoje entraram no terceiro dia consecutivo.
Em conferência de imprensa, Theresa May culpou "delinquentes" pela onde de violência que se tem vindo a arrastar por vários bairros periféricos, e que hoje á tarde chegou ao bairro de Hackney, no leste da capital londrina.
De acordo a estação de televisão britânica BBC, os distúrbios em Hackney aconteceram depois de a polícia ter efetuado alguns registos de identidade na rua, o que terá causado a reação de um grupo jovens que passou a enfrentar os agentes lançando pedras e garrafas.
Na madrugada de hoje, os distúrbios registaram-se em Enfield, Waltham Forest e Islington, no norte de Londres, Brixton, (sul), e em Oxford Circus (centro), todavia de menor dimensão em relação aos de sábado à noite Tottenham.
No sábado, a violência surgiu após uma manifestação em memória de Mark Duggan, um residente morto na quinta-feira durante uma operação policial.
"É pura delinquência", frisou a ministra do Interior britânica, assegurando que todos os responsáveis pelos distúrbios serão levados à justiça.
Sem comentários:
Enviar um comentário