quinta-feira, 11 de agosto de 2011

UA LANÇA MESTRADO CONJUNTO COM UNIVERSIDADE DE TIMOR LOROSAE





Foi lançado em Timor Lorosae um mestrado para formação de professores em várias áreas, iniciativa conjunta entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL).

Os destinatários serão timorenses licenciados em áreas afins às áreas científicas que vão estar disponíveis. As aulas começarão em Janeiro de 2012.

O mestrado conjunto, que formará professores em Matemática, em Física e Química, e em Biologia e Geologia, foi apresentado no âmbito do lançamento do programa de pós-graduação e pesquisa da UNTL, numa cerimónia que decorreu a 28 e 29 de Julho, no Centro de

Convenções de Díli, e que contou com a presença do Presidente da República de Timor Lorosae, José Ramos-Horta, e da Pró-Reitora da UA, Prof. Liliana Sousa.

As aulas do mestrado conjunto começarão em Janeiro de 2012, com um número máximo de 25 alunos e mínimo de 10. Funcionará em cinco semestres, sendo um de atualização de conhecimentos das áreas científicas, dois que incluem uma componente curricular (tronco comum e especialidade) e dois outros semestres de dissertação. Haverá uma Comissão Coordenadora constituída por um Professor da UA e por outro da UNTL e ainda uma Comissão Científica de Acompanhamento composta igualmente por um Professor da UA e outro da UNTL.

O acordo estabelecido entre as duas instituições permite que, no âmbito do mestrado, os estudantes e Professores timorenses possam ter acesso à plataforma de ensino à distância e aos recursos biliográficos online da UA. Sendo um mestrado conjunto, haverá sempre professores da UA e da UNTL envolvidos na leccionação do curso. Para além deste curso, a cooperação entre a UA e Timor Lorosae passa ainda por outros projetos, nomeadamente a coordenação da elaboração dos programas para o ensino secundário. Este grande projeto que tem vindo a decorrer com coordenação da Prof. Isabel Martins, da UA, entra agora na fase de elaboração dos manuais do 11º ano, concluída que está a fase dos manuais do 10º ano de escolaridade.

» Siga o Universia Portugal no Twitter» - Seja Fã do Universia Portugal no Facebook

Sem comentários:

Mais lidas da semana