domingo, 7 de agosto de 2011

Um presidente de mesa desarmado pela polícia e baixa afluência eleitoral nas primeiras horas




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 07 ago (Lusa) -- A afluência às urnas nas presidenciais de hoje em Cabo Verde está "fraca", mas as mesas de voto estão todas abertas, e houve um incidente na Cidade da Praia, onde um presidente de mesa se apresentou armado.

O balanço foi feito às 11:00 locais (13:00 em Lisboa) à Agência Lusa pela porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) cabo-verdiana, Maria João Novais, que explicou que o incidente ocorreu numa mesa da Achadinha, bairro da capital cabo-verdiana.

Segundo Maria João Novais, logo que foi dado o "alerta", a CNE avisou a Polícia Nacional (PN), que, de imediato, se deslocou ao local e desarmou o presidente da mesa de voto.
Sobre o incidente, nada mais adiantou, uma vez que desconhece mais pormenores.

Contactada pela Lusa, a direção da PN cabo-verdiana confirmou a ocorrência, mas também nada adiantou, nem se o presidente da mesa ficou detido ou se permaneceu em funções.

Sobre a votação, Maria João Novais salientou a "baixa afluência" dos eleitores (estão inscritos 305.349), adiantando que a CNE está a recolher dados para poder avançar com uma estimativa nas próximas horas e que, até agora, tirando o caso da Achadinha, são desconhecidos quaisquer outros incidentes.

As várias edições "online" da imprensa cabo-verdiana confirmam as palavras da porta-voz da CNE, noticiando idêntica afluência dos eleitores em todas as nove ilhas habitadas do arquipélago.

A porta-voz da CNE adiantou que as 899 mesas de voto estão abertas e a funcionar regularmente em todo o país, apesar de algumas terem começado a receber eleitores alguns minutos mais tarde, pontualmente depois das 08:30 locais, por razões de ordem burocrática.

No estrangeiro, Maria João Novais disse que há indicações de que as 241 mesas de voto ou já abriram, casos da Europa e Resto do Mundo e África, ou estão por abrir, caso das existentes nos Estados Unidos, devido à diferença horária.

Sem comentários:

Mais lidas da semana