quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Angola: Bloco Democrático e UNITA confirmam que jovens preparam nova manifestação




SK - LUSA

Lisboa, 21 set (Lusa) -- O Bloco Democrático e a organização juvenil da UNITA não estão por detrás da manifestação que vários jovens pretendem realizar domingo em Luanda, mas apoiam aqueles que saírem à rua para exigir a "democratização do país", afirmaram fontes partidárias.

Nelson Pestana, docente universitário e membro da comissão do Bloco Democrático, e o secretário-geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), organização juvenil da UNITA, Mfuca Muzemba, confirmaram hoje à Lusa que um grupo de jovens está a preparar uma nova manifestação em Luanda para dia 25 de setembro.

Os dois responsáveis políticos salientaram que vão apoiar todos aqueles que decidirem sair à rua para exigir a "democratização do país", mas quiseram deixar bem claro que os seus respetivos partidos não estão a promover ou a organizar a nova iniciativa de protesto.

"O Bloco Democrático não está a promover a nova manifestação que está a ser convocada para domingo, tal como não promoveu as outras manifestações que decorreram anteriormente. É preciso que isso fique bem claro", vincou Nelson Pestana, membro da comissão do partido liderado por Justino Pinto de Andrade.

Pestana e Muzemba explicaram que a manifestação de domingo está a ser organizada por um grupo de jovens, estudantes e vários elementos da sociedade civil angolana que exigem o "direito à manifestação, liberdade, numa palavra: a democratização de Angola".

O líder juvenil da UNITA adiantou à Lusa que nesse dia estará "fora de Luanda" e que por isso não poderá participar na manifestação. Muzemba saudou, contudo, esta nova iniciativa de protesto que "está a ser organizada por uma juventude que exige mudança e que já perdeu o medo de um Estado prepotente e do autoritarismo político".

A informação que o Bloco Democrático tem neste momento, precisou Nelson Pestana, é a de que os "jovens decidiram adiar a iniciativa de sábado para domingo por causa da provocação" que o primeiro secretário do Comité Provincial de Luanda do MPLA, Bento Bento, dirigiu aos jovens e a "todos aqueles que se batem pela liberdade e democracia em Angola".

Na passada quinta-feira Bento Bento desafiou os organizadores de protestos a conseguirem mobilizar mais pessoas do que as que o MPLA (partido no poder) irá ter no sábado, dia para qual o partido no poder em Angola convocou uma marcha de apoio para o mesmo local em que inicialmente estava previsto o protesto dos jovens.

"Como os jovens não queriam efetivamente qualquer confronto, os organizadores acharam por bem transferir a manifestação para domingo", vincou Pestana.

De acordo com Nelson Pestana e Mfuca Muzemba, a marcha do MPLA vai concentrar-se na Avenida Deolinda Rodrigues, em pleno centro de Luanda, e dirigir-se em direção à Praça da Independência. "A manifestação daqueles que se batem pela democracia acontecerá simbolicamente no sentido contrário: a concentração será na Praça da Independência, e depois os manifestantes deslocar-se-ão pela mesma avenida em direção ao cemitério municipal de Santana", precisou o dirigente do Bloco Democrático.

Sem comentários:

Mais lidas da semana