quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Angola: Julgamento de 21 jovens detidos em manifestação retomado hoje em Luanda




CFF – NME - LUSA

Luanda, 08 set (Lusa) - O julgamento de 21 manifestantes detidos no sábado num protesto contra o regime angolano deverá ser retomado hoje no Tribunal de Polícia de Luanda, data para a qual foi adiado na terça-feira.

Os detidos, que serão submetidos a um julgamento sumário, fazem parte de um grupo de jovens que no sábado realizou uma manifestação contra o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e que resultou na detenção e ferimento de alguns participantes, bem como na agressão a alguns jornalistas que faziam a cobertura do protesto.

A polícia anunciou a detenção de 24 pessoas, mas fontes próximas dos manifestantes falam em 50 detidos e a associação Human Rights Watch denunciou terça-feira que pelo menos 30 permaneciam incontactáveis ou em paradeiro desconhecido.

Na terça-feira, 21 dos detidos foram presentes a um juiz para julgamento sumário, que foi adiado para hoje.

No final da primeira apresentação ao juiz, o segundo comandante da Polícia Nacional, comissário chefe Paulo de Almeida, disse que os jovens foram detidos pela prática de desordem pública, que culminou no ferimento de algumas pessoas, incluindo oficiais da polícia.

Um dos advogados de defesa dos detidos, David Mendes, lamentou à agência Lusa que não tivesse sido permitido o acesso dos advogados aos manifestantes detidos, mostrando-se convencido de que a polícia quis "fazer interrogatórios auto-incriminatórios" que possam sustentar a acusação contra os mesmos.

*Foto em Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

CHAMEM A NATO !!!

Mais lidas da semana