sábado, 17 de setembro de 2011

BANCO CENTRAL DE TIMOR-LESTE JÁ TEM GOVERNADOR E UMA VACA POR LOGÓTIPO





Abraão Vasconcelos tornou-se o primeiro administrador a governar o Banco Central de Timor-Leste.

O primeiro-ministro Xanana Gusmão escolheu Abraão Vasconcelos, eis Director Executivo da Autoridade Bancária e Pagamento (BPA), para ser o primeiro administrador após a transformação do BPA em Banco Central, na terça-feira.

O Governador Abraão de Vasconcelos afirmou que, durante o seu mandato, iria assumir esta função em nome do interesse do público.

O estatuto actual do banco central é definir a política monetária e constituir um sistema económico sustentável com equilíbrio e transparência.

Vasconcelos reconheceu que o Banco Central continua a gerir o sistema de pagamentos e supervisiona o sistema financeiro, mas ainda não tem competência para executar a política monetária porque Timor-Leste continua com o dólar americano.

A transferência do BPA para Banco Central ficou marcada com a cerimónia de lançamento da Moeda centavos de Timor-Leste e com a imagem de Dom Boaventura com o valor de cem e tendo um valor nominal de metade de um dólar Americano.

Na oportunidade lançou também o logótipo do Banco Central que contém a imagem de uma vaca, o que significa que o banco Central é de Timor e que tem um sistema financeiro sólido.

- RTTL, Tito – Luís – Mena


*Título PG

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro RTTL,

Santa ignorância, voçê de boca fechada parecia um poeta, o simbolo do Banco Central não é uma Vaca, voçê é que é uma Vaca ou um Boi com cornos e inteligência de Licrau. Trata-se de um Bufalo, um animal tradicional de Timor Leste.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana