sábado, 17 de setembro de 2011

Líbia: Forças anti-Khadafi reorganizam-se e colocam 6000 homens às portas de Sirte





Pelo menos seis mil rebeldes líbios e 1200 veículos equipados com armamento preparam novos ataques e tomam hoje posição às portas de Sirte, cidade natal de Muammar Khadafi, depois de terem sofrido um revés na cidade de Bani Walid.

Salem Jeha, comandante do Conselho Militar de Misurata, disse à agência AFP que o aeroporto de Sirte está sob controlo total dos combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) desde ontem à noite.

“Agora concentramo-nos numa zona da cidade e arredores, nomeadamente em Wadi Abu Hadi, onde as forças de Khadafi estão concentradas”, explicou. “Há bolsas de resistência mas não serão capazes de vencer as forças dos revolucionários”, assegurou o comandante.

O coronel Abdel Wahid al-Aguri afirmou à AFP que as forças pró-CNT controlam “a auto-estrada e a zona Sul da cidade” de Sirte.

Citado pela BBC, o porta-voz de Khadafi, Moussa Ibrahim, disse que a resistência vai continuar durante “meses e meses”. À agência Reuters, Ibrahim disse que em 17 dias, os ataques aéreos da NATO sobre a cidade natal de Khadafi fizeram mais de dois mil mortos e que o próprio Khadafi está a dirigir todos os aspectos dos combates contra o Conselho Nacional de Transição.

Ontem, combatentes líbios avançaram sobre as cidades de Sirte e Bani Walid, no que foi descrito como uma fase decisiva dos combates pelo controlo destes dois bastiões das forças leais a Khadafi. Mas os combatentes foram forçados à retirada, depois de um dia de luta.

Sem comentários:

Mais lidas da semana