segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Brasil: MP vai investigar confronto entre militares e moradores no Complexo do Alemão





O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro anunciou esta segunda-feira que investigará os confrontos de domingo entre militares que participam no processo de pacificação do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade brasileira, e moradores da região.

As procuradoras da República, Gisele Porto e Aline Caixeta, vão visitar o complexo de favelas hoje para ouvir o general responsável pela Força de Pacificação, Cesar Leme Justo.

Aquelas responsáveis também conversarão com moradores para avaliar se houve excesso na actuação das forças de segurança.

Segundo a Força de Pacificação, o confronto começou quando dez militares, que faziam uma ronda a pé pela comunidade, foram insultados por um homem que assistia a uma partida de futebol, transmitida pela televisão, num bar.

Os militares dizem que deram ordem de prisão ao morador por desacato à autoridade, o que revoltou outras pessoas que assistiam à situação.

A informação difere das publicadas no "Twitter" de um jornal produzido pelos moradores do Alemão. A publicação Voz da Comunidade afirmou que os militares reagiram com spray de pimenta e outros meios para dispersar multidões, depois dos moradores que assistiam a uma partida de futebol num bar não cumprirem uma ordem para baixar o som da televisão.

Cerca de 100 homens reforçaram a segurança no Complexo de Favelas do Alemão após o tumulto. A região já foi uma das áreas dominadas pelo narcotráfico mais violentas do Rio de Janeiro e está sob intervenção militar desde Novembro.

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro já está a investigar um incidente semelhante registado no dia 24 de Julho na Vila Cruzeiro, a poucos quilómetros do local do confronto de domingo.

Na ocasião, militares usaram spray de pimenta e balas de borracha contra os moradores que estavam num bar. Um deles foi atingido no rosto por uma bala de borracha e corre o risco de perder a visão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana