sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cabo Verde: Novo Presidente da República toma posse na manhã de hoje sexta-feira




ANGOLA PRESS

Cidade da Praia - Jorge Carlos Fonseca é empossado na manhã de hoje (sexta-feira) como Presidente de Cabo Verde, o quarto em 36 anos de História do pequeno arquipélago atlântico, sucedendo a Pedro Pires, que termina o segundo e último mandato constitucionalmente permitido.   

A cerimónia, que decorrerá numa sessão especial do Parlamento cabo-verdiano e será liderada pelo presidente da Assembleia Nacional (NA), Basílio Mosso Ramos, conta com dezenas de convidados, entre eles os presidentes de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, e da Mauritânia, Mohamed Abdel Aziz.
 
A sessão começa às 09:15 locais, com a chamada dos 72 deputados, sendo os trabalhos suspensos para, depois, se dar início à posse de Fonseca, advogado e jurisconsultor de 60 anos, vencedor da segunda volta das eleições presidenciais cabo-verdianas de 21 de agosto com 54,16 por cento dos votos. 
 
A cerimónia contará com a presença do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, bem como do líder da oposição, Carlos Veiga, e, entre os convidados estrangeiros figuram também a vice presidente da Gâmbia, Isatou Njie-Saidyo, e o chefe do executivo da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, acompanhado pelo novo chefe da diplomacia, Mamadu Djaló Pires.
 
Da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) estará presente o secretário executivo, Domingos Simões Pereira, enquanto Portugal será representado pelo ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e o Brasil pelo Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes. 
 
Em representação do secretário-geral da ONU vem a diretora regional para África da FAO, a cabo-verdiana Helena Semedo. 
 
Angola e Moçambique estarão representados a nível ministerial e Timor-Leste não contará com qualquer representante no acto de posse de Jorge Carlos Fonseca.
 
Da União Europeia (UE), União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Senegal e Costa do Marfim nada foi adiantado em relação às respetivas presenças, embora possam ser representados pelos delegados e embaixadores acreditados na Cidade da Praia. 
 
Em 36 anos de independência, Cabo Verde conheceu apenas três presidentes: Aristides Pereira (1975/1991, durante o regime de partido único), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001, primeiro a ser eleito num sistema multipartidário) e Pedro Pires (2001/2011, que foi também primeiro-ministro entre 1975 e 1991). 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana