sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Angola - Espanha: Deputados defendem incremento de relações entre os dois países


Presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, recebe delegação parlamentar espanhola


Luanda – O presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, disse hoje, quinta-feira, esperar que as relações com o Parlamento espanhol concorram para a consolidação, incremento e desenvolvimento da cooperação entre os dois estados.

Paulo Kassoma discursava num encontro com uma delegação do Congresso dos Deputados do Reino de Espanha, chefiada pelo seu presidente, José Bono Martinez, que hoje mesmo iniciou uma visita de quadros dias a Angola.

Queremos que as nossas instituições legislativas (…) adoptem mecanismos ou instrumentos legais, se for entendimento entre as partes, que permitam alargar o quadro da cooperação existente ou remover obstáculos”, declarou o líder parlamentar angolano.

Manifestou ainda o interesse de a cooperação estender-se aos domínios da capacitação ou formação de funcionários e agentes parlamentares, bem como na definição de prioridades na elaboração da agenda comum.

Face à juventude da Assembleia Nacional de Angola no xadrez político e democrático mundial, Paulo Kassoma manifestou a intenção de colher experiências de Espanha, de forma a alcançar uma plataforma de equilíbrio socio-económica e política aceitável.

O presidente da Assembleia Nacional desejou também que esta visita contribua para o reforço dos laços de cooperação que unem os dois países, e que a diplomacia parlamentar acompanhe a excelente cooperação governamental existente, de modo a responder, cada vez melhor, aos anseios das populações.

Lembrou que as relações Angola/Espanha remontam há mais de duas décadas, resistiram, de forma ininterrupta, o período de guerra, testemunharam a conquista da paz, alcançada a 4 de Abril de 2002, e as legislativas de 2008.

Considerou, por isso, a visita de parlamentares espanhóis uma oportunidade para a troca de impressões de carácter político-parlamentar, reviver histórias comuns de solidariedade e sobre o programa de desenvolvimento da cooperação que suporta as relações entre os dois países e parlamentos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana