quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Congresso da FRETILIN: LU OLO DIZ QUE PAZ DEPENDE DA HONESTIDADE DOS POLÍTICOS




MSE - LUSA

Díli, 08 set (Lusa) -- O presidente da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN), Francisco Guterres Lu Olo, disse hoje, na abertura do III Congresso do partido, que a paz e a harmonia no país dependem da "integridade e honestidade" dos líderes políticos.

"Paz e harmonia para o povo e a Nação dependem da integridade e honestidade dos líderes políticos, conforme os princípios do Estado de Direito democrático previstos na Constituição de Timor-Leste", afirmou Francisco Guterres Lu Olo.

O III Congresso Nacional da FRETILIN, que começou hoje em Díli, termina domingo e é dedicado ao tema: "Reforçar a Identidade para a estabilidade, paz e justiça para o desenvolvimento".

Francisco Guterres Lu Olo pediu aos delegados presentes no congresso para trabalharem em conjunto durante os próximos dias para a "FRETILIN no final do congresso estar forte para ganhar as eleições gerais de 2012 e reforçar a identidade nacional do povo, estabilidade, paz e justiça".

Segundo o presidente da FRETILIN, só assim será possível "abrir caminho para o desenvolvimento nacional".

Francisco Guterres Lu Olo recordou também que em 2007 a FRETILIN ganhou as eleições legislativas, mas não conseguiu a maioria absoluta e "não foi convidada pelo Presidente da República a formar governo".

Para o presidente da FRETILIN, no poder ficou a "aliança da maioria perdedora", que não venceu eleições, mas formou governo.

"Desta vez, questões constitucionais, mas como se diz em português o mínimo de ética política", disse, salientando que uma leitura objetivas dos resultados daquelas eleições mostram que povo queria "inclusão" para sair de uma situação de impasse.

Participam no congresso representantes dos partidos GOLKAR (Indonésia), ALP (Austrália), FRELIMO (Moçambique), MPLA (Angola), PAIGC (Guiné-Bissau), UDT (Portugal).

Sem comentários:

Mais lidas da semana