quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Moçambique: JOAQUIM CHISSANO APELA À FORTIFICAÇÃO DA UNIDADE NACIONAL





Foi uma das pessoas que esteve na capital Zambiana a representar Moçambique na assinatura dos Acordos de Lusaka.

Joaquim Alberto Chissano, antigo estadista de Moçambique ele que volvidos 37 anos considera que o país já registou muitos progressos.

Chissano que falava na cripta dos heróis moçambicanos entende que a unidade nacional nunca deve ser colocada em causa.

Para o antigo estadista moçambicano apesar das conquistas há ainda um longo caminho a percorrer.

A delegação moçambicana em Lusaka era composta por 22 pessoas.

1 comentário:

Anónimo disse...

ABANDONARAM OS LIVROS.


1 ) Os dirigentes africanos devem perceber duma vez por todas do seguinte: não é com ideologias e políticas que fomentam as desigualdades que se torna possível garantir a longo prazo a unidade nacional!

2 ) Ao fazerem seus países absorver a lógica capitalista de acordo com o império e o neo liberalismo, esses dirigentes estão a provocar também em relação a si próprios, que as minas e armadilhas que contribuíram para semear rebentem debaixo dos seus próprios pés!

3 ) A unidade nacional só se poderá construir com políticas alternativas e abrangentes, visando integração e estabelecendo equilíbrios com sentido amplo de vida, com justiça social, solidariedade, respeito para com os povos e para com África!

4 ) Ao abandonar o sentido de vida que advém do movimento de libertação, os dirigentes africanos são os primeiros a lançar a demagogia e as políticas da mentira continuada, em contradição com o que vem do berço e era cultivado no âmbito de sua heróica geração!

5 ) Os dirigentes africanos que procedem desse modo, deixaram de estudar, abandonarm os livros, deixaram de ser criativos e abdicaram da imensa luta que é necessário fazer para arrancar África do crónico subdesenvolvimento e do neo colonialismo, heranças históricas seculares que se manterão enquanto se mantiver a lógica capitalista que é tão artifiosamente imposta ao continente!

Martinho Júnior.

Luanda.

Mais lidas da semana