CFF - LUSA
Lisboa, 29 set (Lusa) - O primeiro-ministro timorense destacou hoje em Lisboa o compromisso de Portugal e Timor-Leste na procura de novos caminhos para uma cooperação mais eficiente, sublinhando a importância do entendimento sobre educação estabelecido entre os dois países.
"Estamos todos interessados em abrir caminho para uma maior eficiência da cooperação no futuro. Entendemos os constrangimentos [de Portugal] e, em algumas áreas, estabelecemos com o Governo português que vamos planear as coisas com maior clareza, com um tempo de ação mais definido afim de podermos ajustar [...] a capacidade de absorção dos acordos que devemos manter e continuar", disse Xanana Gusmão.
O primeiro-ministro timorense falava aos jornalistas numa conferência de imprensa que marcou o fim de uma visita oficial de quatro dias a Portugal, durante a qual foram assinados entre os dois países vários acordos em áreas como a segurança e defesa, finanças e infraestruturas. Xanana Gusmão destacou o entendimento conseguido em matéria de educação, adiantando que esta área representa "um grande desafio" para Timor-Leste.
O chefe de estado timorense considerou ainda importantes os acordos em matéria de defesa, com a possibilidade de Timor-Leste adquirir um navio aos Estaleiros de Viana do Castelo, e de segurança.
"Levamos um 'dossier'[...] vamos continuar os encontros e há decisões que podem ser tomadas, mas merecem muita discussão", disse.
Xanana Gusmão classificou a vista a Portugal como "muito profícua", acrescentando que veio para agradecer a colaboração do país durante os quatro anos do seu governo.
"Em Portugal, o caso de Timor-Leste continua a ser uma causa nacional. As mudanças de governo e de políticos não afetam" as relações, disse.
Durante a visita, Xanana Gusmão manteve encontros com o Presidente da República, Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, além da presidente do parlamento, Assunção Esteves, e de vários ministros.
O chefe de Estado recebeu ainda o título honoris causa da Universidade de Coimbra e manteve contactos com a comunidade timorense residente em Portugal.
O Xanana Gusmão manifestou o interesse de Timor-Leste em participar na privatização de empresas portuguesas como a Galp e a EDP e convidou os empresários lusos a olharem para as oportunidades de investimento que o país oferece.
Hoje, o primeiro-ministro encontrou-se com o líder do Partido Socialista, António José Seguro, e com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.
Sem comentários:
Enviar um comentário