sábado, 10 de setembro de 2011

Guiné-Bissau: Presidente Bacai Sanhá deve regressar ao país na próxima semana, diz PM




FP - LUSA

Bissau, 10 set (Lusa) -- O Presidente da República da Guiné-Bissau, desde 30 de agosto no Senegal a fazer exames médicos, deve regressar ao país na próxima semana, disse hoje o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Malam Bacai Sanhá, segundo a Presidência da República, foi apenas fazer exames médicos. Em Bissau no entanto especulou-se sobre o estado de saúde do Presidente, que nem deu posse ao governo, sujeito a remodelação cinco dias antes.

Chegaram a circular mensagens de telemóvel a indicar que o Presidente tinha morrido, e informações de que seria levado para Cuba ou para Marrocos, devido ao seu estado de saúde.

Hoje, após chegar de Cabo Verde, onde assistiu à posse de Jorge Carlos Fonseca como Presidente, o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior desmentiu todos os rumores e disse que o Presidente está em Dacar, a descansar, e ansioso para voltar.

"Ainda esta manhã falámos, está a repousar. Está em Dacar, está ansioso para voltar porque tem uma agenda política muito sobrecarregada", disse Carlos Gomes Júnior.

À chegada da Cidade da Praia, o primeiro-ministro disse ainda que a ida a Cabo Verde permitiu não apenas assistir à posse de Jorge Carlos Fonseca mas também fazer contactos com outras delegações, com as quais, disse, falou sobre a situação na Líbia e na crise internacional.

Carlos Gomes Júnior elogiou também o Presidente cessante de Cabo Verde, Pedro Pires, "que prestou um serviço bastante importante e prestigiou" a sub-região, e disse que com Jorge Carlos Fonseca "traçou o reforço" da cooperação entre os dois países.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana