terça-feira, 27 de setembro de 2011

Malam Bacai Sanhá: “PERDEMOS UM PAI”





O Presidente da Guiné-Bissau não escondeu a tristeza ao chegar à Assembleia Nacional, na hora em que abraçou Pedro Pires. Visivelmente emocionado, ainda no aeroporto, Malam Bacai Sanhá lamentou a perda de um pai para a Guiné e lembrou o homem “simples que não mostrava que era capaz de fazer tanta coisa que fez”.

“É uma grande perda, perdemos um grande homem. Para a Guiné, uma coisa é certa: perdemos um pai, porque ele de facto foi um pai. Nas dezenas de anos que viveu na Guiné, durante a luta, e depois da luta continuou connosco, mesmo estando aqui como Presidente da República e como secretário-geral”, disse aos jornalistas o Presidente da Guiné-Bissau, ainda no aeroporto da Praia.

Malam Bacai Sanhá lembra ainda que, “mesmo depois do 14 de Novembro, quando rompeu com o processo da unidade, continuou sempre com os guineenses”. “Portanto, para nós é um pai, que perdemos e depois era uma grande, grande biblioteca, tudo quanto sabia da luta, espero que tenha deixado tudo escrito”, diz esperançado.

Com a emoção a tomar conta da voz, o chefe de Estado recordou ainda quem que foi Aristides Pereira. “Era um homem simples que não mostrava que era capaz de fazer tanta coisa que fez. Quando o Amílcar foi assassinado ninguém esperava que o Aristides estivesse em condições de tomar conta, mas tomou e cumpriu a agenda do Amílcar. Era um homem extraordinário que ficou nas minhas memórias”, concluiu.

Na Assembleia Nacional, Malam Bacai Sanhá prestou as honras em frente aos restos mortais de Aristides Pereira, distribuiu abraços sentidos aos familiares e quando aproxima-se de Pedro Pires solta a emoção até ali contida: “Perdemos um pai”, repete.

O Presidente da Guiné-Bissau chegou a Cabo Verde acompanhado pela esposa e vários ministros guineenses e foi recebido pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, esposa e membros do governo.

No átrio do Parlamento, estiveram durante a manhã vários familiares, membros do governo e, à chegada do chefe de Estado da Guiné-Bissau, estavam também o comandante Pedro Pires e esposa, assim como o Primeiro-ministro, José Maria Neves, ladeado, igualmente, pela esposa.

IMN

Sem comentários:

Mais lidas da semana