sábado, 10 de setembro de 2011

NÍVEIS DE RADIOATIVIDADE NO JAPÃO TRIPLICAM AS PREVISÕES DO TEPCO





Jornal - [Tradução do Diário Liberdade] O Governo proíbe comercializar alimentos que contenham 500 becquereis por quilo de material radiativo.

Os níveis de radiação registrados no mar por causa do acidente da central nuclear de Fukushima 1 (este do Japão) são mais de três vezes superiores aos estimados pela empresa operadora da central, a Tóquio Electric Power Co, segundo determinaram as investigações da Agência da Energia Atômica japonesa.

A companhia estimou que, entre 21 de março e 30 de abril, foram espalhados arredor de 4.720 biliões de becquereis de césio-137 e iodo-131 às águas do oceano Pacífico. Não obstante, os pesquisadores da Agência da Energia Atômica japonesa elevaram a cifra a 15.000 biliões de becquereis, ou terabecquereis.

As normas do Governo proíbem a comercialização de produtos alimenticios que contenham 500 becquereis por quilo de material radiativo.

Takuya Kobayashi, um pesquisador da agência, declarou nesta sexta-feira que a diferença nas cifras poderia ser devido a que sua equipe mediu o material radiativo que caiu no oceano através do ar, além do material procedente da água poluída que se filtrou da central.

Neste sentido, o pesquisador acha que Tepco excluiu em suas medidas a radiação procedente do ar. O relatório da agência não inclui o césio-134 por carecer dos recursos necessários para o medir, o qual implica que as quantidades de radiatividade podem ser ainda maiores do calculado.

O terramoto e o posterior tsunami do passado 11 de março arrasou os sistemas de referigeração do reator da central nuclear de Fukushima 1, a 240 quilômetros ao norte de Tokio, provocando com isso a fusão do núcleo e perdas de radiação.

Sem comentários:

Mais lidas da semana