domingo, 11 de setembro de 2011

OBAMA E BUSH JUNTOS PARA ASSINALAR O 11 DE SETEMBRO


foto Brian Snyder/Reuters

JORNAL DE NOTÍCIAS

As cerimónias em Nova Iorque de homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 vão juntar este domingo o presidente norte-americano, Barack Obama, e o seu antecessor, George W. Bush, junto ao novo World Trade Center.

Será a primeira vez que ambos os presidentes participam nas cerimónias no World Trade Center, e irão apenas ler poemas e citações, tal como outros dignitários, não havendo lugar a discursos.

A cerimónia será reservada aos familiares das vítimas, a quem caberá ler os quase três mil nomes dos que morreram em Nova Iorque, e também dos que perderam a vida no Pentágono e na queda do quarto avião, em Shanksville, Estado da Pensilvânia.

Serão guardados quatro momentos de silêncio, na hora exacta a que as Torres Gémeas foram atingidas (8.46 horas e 9.03 horas, mais cinco horas em Portugal continetal) e que caíram (9.59 horas e 10.29 horas), e também da queda dos outros aviões usados pelos terroristas da Al-Qaida no maior ataque até hoje sofrido pelos Estados Unidos no seu território.

Outros dignitários presentes serão os governadores dos Estados de Nova Iorque, Andrew Cuomo, e de Nova Jérsia, Chris Christie, além dos seus antecessores. Também presente estará o actual "mayor" de Nova Iorque, Michael Bloomberg e o edil na altura dos atentados, Rudy Giuliani.

Para as famílias, será também a primeira oportunidade de ver em privado o monumento às vítimas, "Refletindo a Ausência".

O monumento consiste numa praça de quase seis hectares arborizada com mais de 200 castanheiros, com duas fontes de grandes dimensões no local onde assentavam as Torres Gémeas e água a correr nas paredes interiores e os nomes das vítimas gravados em bronze no rebordo.

A partir de dia 12, o local será aberto a visitantes, mas de maneira controlada: os interessados devem fazer uma reserva através da Internet.

Também já é possível ver no local o edifício do Museu, que será apenas inaugurado em 2012, além da principal torre do novo World Trade Center, que com 541 metros de altura será o edifício mais alto dos Estados Unidos, quando estiver concluído.

Além de Nova Iorque, Barack Obama irá estar presente nas homenagens às vítimas do Pentágono e de Shanksville.

Sem comentários:

Mais lidas da semana