segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Passos Coelho defende parceria de Cabo Verde com UE para o desenvolvimento




PÚBLICO - LUSA

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, comprometeu-se hoje a colaborar com o Governo cabo-verdiano no reforço da parceria estratégica de Cabo Verde com a União Europeia, defendendo um relacionamento com a Europa que promova o desenvolvimento.

"Não deixaremos de, no plano externo, cooperar com o Governo de Cabo Verde no sentido de levar mais longe esta parceria estratégica que tem vindo a ser desenvolvida com a União Europeia (…) no sentido de dar a estas regiões um relacionamento com a União Europeia que promova o desenvolvimento", disse Pedro Passos Coelho.

O primeiro-ministro português, que falava no final de um encontro com o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, destacou o papel dos Açores e da Madeira, que segundo afirmou, estão envolvidos "num esforço muito grande" com Cabo Verde e com as Canárias nesta parceria.

"Portugal tem sido um grande parceiro de Cabo Verde na construção da parceria especial com a União Europeia e, através das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, na criação da região da Macaronésia, que tem sido extremamente importante para a revalorização estratégica do Atlântico e para a procura de caminhos que levem ao aprofundamento da cooperação entre Cabo Verde e a Europa", disse, por seu lado, José Maria Neves, que passou por Portugal em trânsito dos Estados Unidos para Cabo Verde.

O primeiro-ministro cabo-verdiano adiantou que "existe toda a disponibilidade" para aprofundar as relações entre Portugal e Cabo Verde, nomeadamente a nível económico e empresarial, e sublinhou o papel do seu país como "importante plataforma" no reforço das relações entre Portugal e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Pedro Passos Coelho considerou a cooperação entre os dois países "muito intensa e bem sucedida", adiantando que encontro em Lisboa serviu ainda para "passar em revista" assuntos da agenda bilateral.

"Temos uma comunidade cabo-verdiana extremamente relevante (…) como temos ao longo destes anos cultivado uma relação comercial e de investimento muito significativa. E a avaliação pública que é feita sobre o desenvolvimento macroeconómico e social de Cabo Verde é extremamente positiva ao nível da UE", disse.

O primeiro-ministro português adiantou ainda que "apesar das dificuldades por que Portugal passa", Portugal não deixará de, "na elaboração do próximo Programa Indicativo de Cooperação (PIC), privilegiar aquilo que é mais importante para o desenvolvimento sustentado" de Cabo Verde.

Sem comentários:

Mais lidas da semana