quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Timor-Leste: Detidas 15 pessoas por alegado envolvimento na morte de um polícia - PNTL




MSE - LUSA

Díli, 01 set (Lusa) -- Quinze pessoas foram detidas no Suai, no sul de Timor-Leste por alegado envolvimento na morte de um polícia no passado dia 14, anunciou hoje o comandante do Serviço de Investigação Criminal da Polícia timorense, Calisto Gonzaga.

"Foram ouvidas 25 pessoas, 15 ficaram em prisão preventiva", afirmou à Agência Lusa o comandante Calisto Gonzaga.

A 14 de agosto foram registados três incidentes no Suai, no distrito de Covalima, no sul do país, provocados por confrontos entre grupos de artes marciais.

Segundo Calisto Gonzaga, no primeiro confronto os grupos foram neutralizados pela polícia e ainda não há detenções.

No segundo, que provocou a morte de um agente da polícia timorense, foram detidas 15 pessoas, e no terceiro, que culminou com a destruição de dezenas de casas, "já foram identificadas 24 pessoas, que vão ser detidas nos próximos dias", disse.

Sobre os incidentes do passado dia 21 no distrito de Lautém, que provocaram a morte a duas pessoas, o comandante disse que a "polícia já identificou 22 pessoas", aguardando-se decisão do Ministério Público sobre a sua detenção.

O comandante da Polícia Nacional de Timor-Leste disse também à Lusa que no passado fim de semana no Suai confrontos registados durante uma festa de casamento provocaram cinco feridos, entre os quais um polícia.

"O processo vai ser apresentado amanhã (sexta-feira) ao Ministério Público", disse.
Calisto Gonzaga disse também que a segurança foi reforçada em Lautém e no Suai.

A comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Segurança de Timor-Leste também esteve hoje reunida para analisar a segurança no país, especialmente no distrito de Covalima, e considerou a situação "normal".

"O Suai atualmente está normal. Houve problemas há dias, mas também está a ser investigado", afirmou o deputado Duarte Nunes, presidente da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Segurança Nacional.

No passado dia 24, o Presidente de Timor-Leste afirmou à Lusa que os incidentes são provocados por jovens e na sua origem está "quase sempre álcool, jogo de lutas de galos, elementos, alguns, envolvidos na droga".

José Ramos-Horta disse também que a polícia timorense recebeu "instruções rigorosas" para encerrar organizações de grupos de artes marciais cujos elementos estejam envolvidos em violência.

Sem comentários:

Mais lidas da semana