sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CAN 2012: JOGO CONTRA ANGOLA AGITA GUINÉ-BISSAU





A seleção angolana alimenta ainda o sonho de chegar à CAN'2012, enquanto a equipa guineense já está fora da corrida.

O jogo de futebol entre a Guiné-Bissau e Angola, a realizar no sábado em Bissau, está a provocar uma autêntica festa lusófona com a capital guineense em festa, com música, bandeiras e cachecóis dos dois países.

A festa já se fazia notar nos últimos dias mas aumentou de intensidade com a chegada a Bissau, na quinta-feira a tarde, da seleção angolana.

Bandeiras, camisolas, bonés, cachecóis e muita música em carrinhas de caixa aberta, com jovens aos magotes - tudo se vê nas ruas de Bissau, no apoio às duas seleções que se defrontam sábado no Estádio Lino Correia.

Quando chegou ao aeroporto de Bissau, a seleção angolana foi recebida por cerca de 200 adeptos, na maioria elementos da Missang (Missão Angolana de Apoio a reforma do setor da defesa e segurança da Guiné-Bissau).

Os soldados e polícias da Missang e os funcionários da embaixada e os respetivos familiares são desta forma grande massa de apoio de Angola no confronto com a Guiné-Bissau, decisivo para os ‘Palancas Negras’, que ainda têm o sonho de se qualificarem para o Campeonato Africano das Nações de 2012.

A Angola valerá apenas uma vitória e ainda o desaire do Uganda no jogo contra o Quénia para se qualificar diretamente para o CAN que se realiza no Gabão e na Guiné Equatorial.

Para animar ainda mais a festa lusófona, o artista cabo-verdiano, Gaby Fernandes, do grupo Irmãos Verdades, baseado em Portugal, foi convidado por uma empresa para realizar vários espetáculos em Bissau e em Gabu, no leste da Guiné-Bissau.

O primeiro espetáculo de Gaby Fernandes acontece no sábado, logo a seguir ao jogo Guiné-Bissau-Angola.

A seleção da Guiné-Bissau, treinada pelo português Luís Norton de Matos, já não tem qualquer hipótese de se qualificar para o CAN2012, pelo que o jogo contra Angola serve apenas para cumprir calendário, mas os guineenses dizem que querem terminar a sua participação nas eliminatórias com aquela que poderá ser a sua segunda vitoria.

Dos sete jogos realizados no âmbito do grupo J do apuramento para o CAN, a Guiné-Bissau apenas ganhou uma vez, contra o Quénia, na primeira partida, tendo perdido todos os outros jogos.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana