sábado, 15 de outubro de 2011

Colóquio da Lusofonia condena posição portuguesa contra integração da Galiza na CPLP





Viagem dos Argonautas - Reunido recentemente na Vila do Poto, em Santa Maria, nos Açores, o XVI Colóquio da Lusofonia tomou posição a favor da continuidade da participação da Academia Galega da Língua Portuguesa na CPLP condenando a posição tomada por Portugal - que sempre apoiara a proposta para a AGLP integrar a CPLP com estatuto de observadora - de vetar a proposta de Angola para admissão da AGLP.

Na sequência do que foi criada a Petição-Carta Aberta a Paulo Portas, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, que conta já mais de 800 assinaturas e à qual se juntou a AICL - Associação Internacional Colóquios da Lusofonia.

AICL REPUDIA EXCLUSÃO DA AGLP

Na ilha de Santa Maria, em Vila do Porto entre 30 de setembro e 5 de outubro, o XVI Colóquio da Lusofonia aprovou uma declaração de repúdio pela atitude de PORTUGAL OLVIDANDO SÉCULOS DE HISTÓRIA COMUM DA LÍNGUA, AO EXCLUIR A GALIZA - REPRESENTADA PELA AGLP - DO SEIO DAS COMUNIDADES DE FALA LUSÓFONA.

A GALIZA ESTEVE SEMPRE REPRESENTADA DESDE 1986 EM TODAS AS REUNIÕES RELATIVAS AO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO E O SEU LÉXICO ESTÁ JÁ INTEGRADO EM VÁRIOS DICIONÁRIOS E CORRETORES ORTOGRÁFICOS.

A SUA EXCLUSÃO À ÚLTIMA HORA DO SEIO DA CPLP REPRESENTA UM GRAVE ERRO HISTÓRICO, POLÍTICO E LINGUÍSTICO QUE URGE CORRIGIR URGENTEMENTE. 

A AICL entende que não faz sentido aceitar como observadores países sem afinidades diretas ou indiretas à Lusofonia, a Portugal e sua língua e deixar de fora a região onde nasceu a língua portuguesa há mais de dez séculos.

É um crime de lesa língua de todos nós.

A Língua que se fala na Galiza é uma variante do Português como a do Brasil, Angola, Moçambique e tantas outras, com a peculiaridade de ter sido o berço da mesma língua comum, e jamais houve exclusão por parte da CPLP das regiões lusofalantes do mundo.

Trata-se de uma medida obviamente ditada por preconceitos políticos e contra a qual a AICL se manifesta veementemente não só apoiando a subscrição da Petição como encorajando todos os seus associados e participantes nas suas iniciativas a protestarem publicamente contra esta injustiça feita à língua portuguesa e à AGLP.

Iremos manifestar o nosso desacordo de todas as formas possíveis e ao nosso alcance até ver reposta a equidade da proposta de admissão da Galiza através da AGLP no seio da CPLP.

Chrys Chrystello,

Presidente da Direção da AICL - Associação Internacional Colóquios da Lusofonia

Foto: Viagem dos Argonautas - Representante da Galiza na sua participação na reunião do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, órgão da CPLP

Sem comentários:

Mais lidas da semana