domingo, 30 de outubro de 2011

Cuba: BLOQUEIO E VISITA MILITAR CHINESA MARCAM SEMANA




PRENSA LATINA

Havana, 29 out (Prensa Latina) A condenação por vigésima ocasião consecutiva na ONU contra o bloqueio dos Estados Unidos e a visita de um alto cargo militar chinês marcam hoje o fechamento da semana em Cuba.

A rejeição ao cerco norte-americano foi reiterado pelo plenário da Assembléia Geral das Nações Unidas por 186 votos a favor, dois na contramão (Estados Unidos e Israel) e três abstenções (Ilhas Marshall, Micronesia e Palau). Líbia e Suécia não votaram.

Dessa forma, o máximo organismo mundial completou 20 votações, desde 1992, de condenação à hostilidade de Washington contra Havana por mais de meio século.

Também é destaque na semana que recém termina a primeira estância oficial do vice-presidente da Comissão Militar Central da China, coronel general Guo Boxiong, quem se reuniu com o presidente Raúl Castro e altos chefes militares cubanos. Guo e Raúl Castro destacaram o ótimo estado das relações bilaterais que unem aos dois povos e governos, e trocaram sobre outros temas das ocorrências internacionais, de acordo com transcendidos de imprensa.

Previamente o vice-presidente militar do país asiático foi recebido com 19 disparos de salvas de artilharia no mausoléu do Cacahual, onde foi para tributar homenagem ao lutdor contra o colonialismo espanhol Antonio Maceo (1845-1896).

Temos de ser mais unidos para mantermos a amizade e cooperação entre ambos os povos e forças armadas no futuro, expressou a Prensa Latina o também vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido Comunista da China.

Durante a semana, a Comissão de Saúde e Proteção Social da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) reuniu-se no país caribenho com o compromisso de diminuir os altos índices de mortalidade materno-infantil no continente.

Em um encontro de dois dias, representantes de nove países expressaram a vontade de propor a seus governos estratégias para melhorar os sistemas de saúde da América Latina e os programas comunitários.

As iniciativas apontam a reduzir a mortalidade de meninos menores de cinco anos a menos de 15 pela cada mil nascidos vivos para 2020, cifra que hoje se localiza em 18 falecimentos na América Latina e as Caraíbas.

Na reunião da COPA, com sede na cidade canadense de Québec, participaram 39 representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, El Salvador, México, Panamá, Suriname e Cuba.

Igualmente participantes no IV Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, que sessionou por três dias na Universidade de Havana, chamaram a buscar estratégias que permitam a qualidade na atenção e o desenvolvimento espiritual dos adultos maiores.

Pouco antes do termo da reunião, a Rede Ibero-americana da especialidade selecionou ao Centro Mexicano Universitário de Ciências e Humanidades de Povoa para organizar em 2013 o V Congresso.

mmd/ocs/ro

Sem comentários:

Mais lidas da semana