domingo, 30 de outubro de 2011

Ibero-Americana: Transformar o Estado para transformar a sociedade, diz Nicolás Maduro




PRENSA LATINA

Assunção, 30 out (Prensa Latina) É impossível pensar em um desenvolvimento econômico e social plenos de nossas sociedades se o centro de decisão e comando das políticas a aplicar não está em nossos países, afirmou hoje o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro. O chefe da diplomacia de Venezuela encabeçou a delegação desse país que assistiu à XXI edição da Cúpula Iberoamericana, efetuada hoje nesta capital.

Em seu discurso, Maduro referiu-se ao tema central do encontro, Transformação do Estado e Desenvolvimento, e assinalou a necessidade de transformar o estado para transformar a sociedade.

No caso da Venezuela, o presidente Hugo Chávez, ainda no ano 1999, "convocou, invocou e ativou" o poder constituinte originário como método para iniciar um profundo processo de transformação do Estado em função da transformação da sociedade, assinalou o ministro.

Nesse caminho, abriu-se um debate público pela primeira vez em nossa história e elaborou-se uma constituição que se discutiu com todo o povo, explicou.

E foi o povo com seu voto -sublinhou-, quem decidiu o projeto constitucional que se converteu em guia para uma refundação e uma transformação progressista do Estado venezuelano.

"Esse processo está vivo, está ativo", afirmou Maduro, e precisou que em 12 anos se efetuaram 16 processos eleitorais para consultar diversos aspectos: seis referendos de diversos signos e eleições desde locais até presidenciais.

A julgamento do chanceler venezuelano, há grandes objetivos nesse Estado e um deles é garantir a independência e a soberania plena de nossos países.

É impossível pensar, explicou, na possibilidade de um desenvolvimento econômico e social plenos de nossas sociedades, sem que o centro de decisão e comando das políticas a aplicar esteja em nossos próprios países.

O primeiro objetivo a propor-se então por este poder constituinte originário e o processo de refundação do estado foi "recuperar a independência plena no plano político", assinalou Maduro. O segundo objetivo, acrescentou, é a reconquista da soberania e o desenvolvimento soberano dos recursos naturais, fundamentalmente o petróleo.

De modo que uma das tarefas fundamentais do estado em construção na Venezuela é "construir um estado forte, com capacidade para defender nosso país, assim como a proteção desses recursos naturais, sublinhou o chanceler venezuelano.

rc/agp /cc

Sem comentários:

Mais lidas da semana