quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FATOS EM FOCO




Hamilton Octavio de Souza - de São Paulo – Correio do Brasil

Capital premiado

Dados do IPEA indicam que a renúncia fiscal do governo federal, em 2011, deve atingir a bagatela de R$116 bilhões. É dinheiro que deixa de entrar nos cofres públicos e engorda o lucro dos empresários. A quantia é superior aos orçamentos de vários ministérios da área social. Daria, por exemplo, para atender a antiga demanda de professores e estudantes que pede o investimento de 10% do PIB na educação pública

Cultura indígena

Acaba de ser lançado o site www.indioeduca.org, que tem por objetivo divulgar – especialmente para professores e estudantes – material relacionado com as culturas indígenas do Brasil. Criado por universitários de várias etnias, o novo site pretende estabelecer um diálogo permanente com todos aqueles que estudam e se interessam pela história e a realidade dos povos indígenas. Vida longa ao novo site!

Última moda

Logo após a morte de Gaddafi, a mídia ocidental divulgou que os governos europeus e dos Estados Unidos estavam preocupados com as circunstâncias do assassinato do ex-presidente da Líbia. Deixando de lado o cinismo de tais governos, a preocupação faz algum sentido na medida em que todos temem que a moda pegue e se generalize pelo mundo a prática de matar dirigentes de regimes antidemocráticos. É um prato cheio!

Tema principal

Sobre a disputa política em torno dos royalties do petróleo do pré-sal, o diretor do Sindipetro do Rio de Janeiro, Emanuel Cancella, afirmou: “Vamos continuar a brigar internamente para saber quem leva mais dinheiro dos royalties que representa no máximo 15% do petróleo? Enquanto isso, a maior parte do nosso petróleo vai ser exportado para resolver o problema de abastecimento dos EUA e da Europa e ajudar a administrar os efeitos da crise financeira internacional”.

Incomodados

A má vontade da imprensa neoliberal do Brasil com a presidente Cristina Kirchner é gritante. Tentam o tempo todo desqualificar seu governo e suas ações políticas e sociais, ora ligando com o pior do peronismo, ora denominando tudo de populismo. O que os jornais, revistas, emissoras de rádio e TV escondem é que o governo Kirchner colocou limites legais nos oligopólios da mídia burguesa da Argentina. Uma grande proeza!

Silêncio protetor

O Superior Tribunal de Justiça liberou o acesso da imprensa a partes do inquérito que investiga o desvio de dinheiro do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, na época em que o ministro era o atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Para fazer justiça, o tribunal deveria liberar também o acesso da imprensa aos inquéritos do Banco Opportunity, Camargo Corrêa e tantos outros colocados sob sigilo. Transparência total!

Ação popular

Os Comitês Populares da Copa do Mundo, organizados nas 12 cidades-sede do evento, no Brasil, continuam com intensa atividade para debater os impactos sociais e as violações de direitos humanos, entre os quais os despejos e as remoções de moradores nos caminhos e nas regiões dos estádios de futebol. O blog http://comitepopularsp.wordpress.com/ dá todas as dicas sobre como participar dessa luta.

Reitoria fascista

Professores, estudantes e funcionários da Universidade de São Paulo estão se mobilizando – inclusive por meio da petição eletrônica http://www.change.org/petitions/usp-perseguies-na-usp – para contestar a atuação autoritária da reitoria da universidade, que criou uma comissão disciplinar para expulsar sumariamente da USP, sem processo e sem direito de defesa, dirigentes sindicais, estudantes e professores. Uma barbaridade!

Vexame nacional

Em audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da OEA, em Washington, nos Estados Unidos, o governo brasileiro terá de explicar porque não adotou medidas de proteção dos direitos indígenas no projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, em Altamira, no Pará. Mais uma vez o país passa pelo vexame internacional por praticar a violação de direitos humanos. Até quando?

Sem comentários:

Mais lidas da semana