sábado, 15 de outubro de 2011

Indignados – TSF, MAIS VALE TARDE QUE NUNCA?




QUE SE PASSA NA TSF?

Encontrará mais em baixo título de nossa autoria (Portugal: TSF, RÁDIO FUTEBOL - EM DIA DE INDIGNADOS) que salienta a opção de prioridade da TSF em relatar um encontro de futebol previsivelmente sem história e irrelevante (o F. C. Porto venceu com 8 golos o Pêro Pinheiro) em vez de reportar em direto, como antes fazia, as movimentações contestatárias, ou outras, que suscitassem interesse público e sede de informação pelo órgão em que confiamos e a que habitualmente estamos fidelizados.

É indubitável que a TSF está a ficar diferente, para pior. Se não se cuidar passará a ser mais um produto branco da comunicação social em Portugal, como existe no resto do mundo e cada vez mais neste país. O ideal seria que este reparo, que não é só nosso, não caísse em saco roto. Porque para fazer como a TSF está a começar a fazer… nem precisamos dela no éter por mais uns tempos. Basta-nos a Rádio Renascença, a Antena 1 do governo… e todas as outras que existem mas que muitos ouvites sintonizam por velhos hábitos, ou para escutar o terço, por religiosidade cristã… perfeitamente aceitável e de respeitar.

A TSF servia para informar na hora em que acontecia. “Tudo o que se passa, passa na TSF”. Era o que acontecia. Acontecia, mas hoje não aconteceu. Foi só hoje? Opção errada e inadmissível numa rádio com uma história de invejar no capítulo do debate e da informação objetiva e imparcial. Um capital jornalistico e radialista que estão a permitir que sofra este tipo de prejuizo e “fugas” pelas ondas hertezianas malbaratadas.

Atualmente, pelo visto e não escutado, o que se passa nem sempre passa na TSF no tempo certo… Não se passa. E assim se perde informação. Os fundadores e pioneiros daquela rádio não merecem isto, muito menos o merece a fidelidade dos ouvintes, nem os bons profissionais que colocaram a TSF no topo da qualidade no seu género.

Seguem-se dois títulos provindos do site da TSF que já não é o que era (está a perder qualidades). Mais vale tarde que nunca? O figurino de hoje não nos permite para já responder pela afirmativa ou pela negativa. Veremos. A esperança é sempre a última a perder. (Fernando Silva – Redação PG)

Indignados: Nova manifestação a 26 de Novembro em Lisboa

TSF

Uma manifestação, idêntica à ocorrida este sábado em Lisboa, foi convocada para o dia 26 de Novembro, anunciou uma das oradoras que discursaram na concentração realizada junto à Assembleia da República.

À semelhança deste sábado, a concentração partirá do Marquês de Pombal às 15:00 horas.

Um outro orador afirmou, referindo-se ao conjunto de manifestações que decorrem em Portugal, que «estão mais de cem mil pessoas na rua».

Os organizadores da manifestação e a polícia têm-se escusado a avançar estimativas quanto ao número de participantes.

Presidente da AR disponibiliza-se para receber propostas dos manifestantes

TSF

A presidente da Assembleia da República disponibilizou-se para receber as propostas que os manifestantes concentrados este sábado em frente ao Parlamento lhe queiram fazer chegar.

«Um senhor que esteve aqui e disse falar em nome da presidente da Assembleia da República disse que ela estava disposta a receber todas as propostas que lhe queiram fazer chegar», afirmou um orador, que considerou esta iniciativa como uma das «vitórias» resultante desta concentração, realizada no âmbito do movimento global dos indignados.

Apesar de os discursos ainda prosseguirem, a desmobilização começou a notar-se por volta das 19:00, e meia hora depois, pouco mais do espaço frente à Assembleia da República continuava ocupado.

Apesar disso, o forte dispositivo policial continuava no local.


Sem comentários:

Mais lidas da semana