quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Irregularidades encobriram enormes violações dos limites de endividamento - ministro




RTP

O ministro das Finanças considerou hoje que a divulgação do relatório sobre a situação financeira da Madeira não tem precedência na História da democracia em termos de transparência e afirmou estar-se perante "enormes violações dos limites de endividamento".

Vítor Gaspar falava no plenário da Assembleia da República, durante um debate de atualidade requerido pelo PS sobre a situação financeira da Madeira.

"A divulgação do relatório sobre a situação orçamental e financeira [da Madeira] constitui um imperativo de transparência que julgo não ter precedente na nossa História democrática, (...) não ignorando o ato eleitoral do próximo domingo", sustentou o ministro de Estado e das Finanças.

Vítor Gaspar frisou em seguida que o relatório foi divulgado para esclarecer a situação da Madeira "depois de declaradas graves irregularidades no reporte da dívida e défice da região, que se prolongaram por vários anos".

"Estas irregularidades encobriram enormes violações dos limites de endividamento e afetaram muito negativamente a credibilidade do país. A realização do exercício que esteve subjacente ao relatório permite recuperar a confiança dos nossos parceiros internacionais", advogou o membro do Governo.

Vítor Gaspar sustentou ainda que a situação da Madeira "não tem paralelo nacional" e que a dívida financeira desta região está agora "determinada de forma mais rigorosa".

Sem comentários:

Mais lidas da semana