domingo, 30 de outubro de 2011

RAPIDINHAS DO MARTINHO – 57




MARTINHO JÚNIOR, Luanda

CUBA ENTRE OS MELHORES EM TODOS OS DESPORTOS NA AMÉRICA

Na mesma semana em que na Assembleia Geral da ONU foi levado uma vez mais a discussão e votação o “bloqueio contra Cuba”, uma prática de 5 décadas de sucessivas administrações dos Estados Unidos, em Guafdalajara realizavam-se os Jogos Panamericanos de Guadalajara 2011.

Nesses Jogos, estiveram presentes 42 países de todas as Américas, que competiram em 36 disciplinas desportivas reconhecidas nas modernas Olimpíadas.

Cuba disputou até dia 29 um “taco a taco” renhido com o Brasil, acabando por levar a melhor.

Qual o segredo de Cuba, para se posicionar no pódium e logo atrás duma potência mundial (também potência desportiva mundial) como os Estados Unidos?

O grande mérito de Cuba recai sobre a concepção socialista do desporto, encarado como um processo de vida, plenamente integrado nos projectos de saúde e de educação.

A massificação desportiva em Cuba faz parte das escolas e o desporto é algo que é encarado como um factor gerador de saúde, pelo que as várias modalidades são praticadas por milhares e milhares de cubanos, a esmagadora maioria fora das competições.

A massificação desportiva tem garantido um alfobre para a alta competição, uma vez que aqueles que podem desenvolver suas aptidões naturais a partir da escola, uma vez detectadas essas aptidões, têm garantidamente apoios, incentivos, mestres e estruturas à disposição.

Em Cuba não há esplendorosos estádios, mas há em cada sector político administrativo, estádios de média qualidade, que garantem boas condições para a prática das mais diversas modalidades.

Os méritos de Cuba, no que diz respeito à massificação desportiva entrosada com as escolas para a alta competição, são o segredo dos altos rendimentos obtidos por Cuba na esmagadora maioria das modalidades, à excepção do futebol.

Também neste caso não é por acaso que tal acontece: Cuba encara o desporto não como um móbil de alienação, nem de desvirtuamento em relação ao homem e o futebol que é praticado ao nível mundial, é uma indústria que tem seu espaço e motivações próprias, sob os pontos de vista financeiro e ideológico!

As vitórias de Cuba trazem um sinal promissor e distinto: são por si um valor das possibilidades de alternativa que existem em relação às concepções geradas no enorme campo capitalista e são expoente do facto merecer, nessa concepção, todas as prioridades!


Imagem: símbolo do Guadalajara 2011

1 comentário:

Anónimo disse...

MEDALLAS POR MILLION DE HABITANTES.

A partir de la lectura del texto de Fidel sobre los Panamericanos de Guadalajara, el amigo argentino Eduardo M. Eduardo Scolnik ha enviado a La pupila insomne esta tabla con los lugares por países de acuerdo a las medallas de oro obtenidas en ese evento en relación con su población.
Como puede apreciarse, Cuba quintuplica a Canadá en ese indicador, el segundo en la tabla en la que Estados Unidos ocupa el lugar 13.
Argumenta Eduardo que en el rendimiento deportivo de alta competencia influyen diversos factores, y no solamente la cantidad de habitantes de un país. Añade: “La posición de Cuba es muy clara en cuanto a mostrar la calidad de la gestión si se divide el número de habitantes en millones por la cantidad de medallas de oro obtenidas. Puede interpretarse como la contribución de cada millón de habitantes a las medallas.”

http://www.cubadebate.cu/noticias/2011/10/31/medallas-por-millon-de-habitantes

Mais lidas da semana