segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tailândia: PM declara afastado perigo de agravamento da situação em Banguecoque




JCS - LUSA

Banguecoque, 31 (Lusa) - A primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, declarou hoje ultrapassado o perigo de agravamento das inundações que afetam alguns bairros de Banguecoque e disse que serão necessários três meses para que as zonas industriais alagadas possam retomar as suas atividades.

"A situação melhorou", disse a chefe do Governo tailandês numa conferência de impresa após uma reunião com o gabinete de crise do Executivo.

Ainda que o centro de Banguecoque tenha escapado às inundações, muitos bairros da capital, principalmente nas zonas norte e este, ficaram alagados, situação idêntica à de várias províncias do centro do país que continuam inundadas.

Cerca de 14.000 empresas, incluindo dezenas de fábricas situadas nos sete pólos industriais alagados, foram obrigadas a encerrar devido aos prejuízos causados pelas inundações.

"Esperamos que depois da descida das águas, as zonas industriais retomem a sua atividade em três meses se for possível reparar os danos nos equipamentos", disse Yingluck Shinawatra, mas várias empresas estrangeiras já disseram serem necessários cerca de seis meses de trabalho e um forte investimento antes de poder ser retomada a produção.

As inundações, cujos prejuízos estão agora calculados em 4.300 milhões de euros, já provocaram 381 mortos e obrigado mais de 113.000 pessoas a refugiarem-se em centros provisórios de acolhimento.

Mais de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelas cheias que começaram no final de julho e cerca de 700.000 receberam tratamento médico devido a infeções ou outras doenças provocadas pelo contacto com água contaminada.

*SOBRE AS INUNDAÇÕES NA TAILÂNDIA E MUITO MAIS - AQUI TAILÂNDIA

Sem comentários:

Mais lidas da semana