terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tilman espera que país não siga exemplo da Indonésia e Birmânia com generais a comandarem




MSE - LUSA

Díli, 11 out (Lusa) - O deputado e candidato às presidenciais de 2012 em Timor-Leste Manuel Tilman disse hoje esperar que no país não se repitam exemplos como da Indonésia e da Birmânia onde existem generais a comandarem o país.

Manuel Tilman, deputado do partido KOTA (União dos Filhos Heróicos da Montanha), reagia assim ao anúncio feito na segunda-feira pelo general Taur Matan Ruak, ex-chefe das Forças Armadas, de que está na corrida às presidenciais.

"Eu não vejo onde é que existem os generais a comandarem hoje aqui na Ásia, só na Birmânia e na Indonésia é que os presidentes são generais", afirmou à Agência Lusa.

O deputado disse esperar que "Timor-Leste não siga este exemplo de ter generais ou ex-generais a comandar o país, mas civilistas com formação em direito, finanças e justiça".
Manuel Tilman sublinhou, contudo, que o general está no seu direito e que até é um "cidadão exemplar".

"O povo escolherá entre um civil ou militares ligados a veteranos. A sociedade timorense necessita de estabilidade, necessita de integração dos militares, dos veteranos, todos na sociedade e não dividida em duas", defendeu.

Além destas duas candidaturas já oficializadas, a imprensa timorense tem avançado com outros possíveis candidatos às presidenciais de 2012, sendo apontados o presidente do parlamento timorense, Fernando La Sama Araújo, ou o atual Presidente, José Ramos-Horta, que afirmou recentemente que anuncia em janeiro se se recandidata.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana