MSE - LUSA
Díli, 21 out (Lusa) - A China e Timor-Leste assinaram um acordo de assistência militar que prevê a oferta de barcos e de um veículo de manutenção, segundo um comunicado enviado hoje à Agência Lusa pela embaixada chinesa em Díli.
Segundo o documento, o acordo foi assinado entre o major-general Qian Lihua, diretor do gabinete dos Assuntos Exteriores do Ministério da Defesa chinês, e o secretário de Estado da Defesa timorense, Júlio Tomás Pinto.
"Segundo o acordo, a parte chinesa oferecerá à parte timorense dois barcos motorizados e um veículo de manutenção", refere o documento.
A visita da delegação militar chinesa decorreu entre terça e quinta-feira e serviu, segundo o documento, para "trocar opiniões sobre as cooperações entre as duas forças em termos de capacitação e intercâmbio militar".
Durante a sua estada em Díli, a delegação militar chinesa manteve também encontros com o presidente do parlamento timorense e com o vice-chefe das Forças Armadas do país, Filomeno Paixão.
A comitiva teve também um encontro com o general Taur Matan Ruak, antigo chefe das Forças Armadas de Timor-Leste, que anunciou na semana passada a sua candidatura às presidenciais de 2012 no país.
"Durante os encontros, o general Qian avaliou positivamente as boas relações de amizade e cooperação entre os dois países e as duas forças, agradeceu à parte timorense pela adesão firme à política de Uma Só China, e afirmou que a sua visita tem como objetivo intensificar ainda mais o intercâmbio e a cooperação entre as duas forças, assim como promover o desenvolvimento das relações bilaterais", refere o comunicado.
O general Qian referiu também que a "assistência chinesa não possui qualquer condição adicionada e é um tipo de ajuda que mostra a verdadeira fraternidade".
Sem comentários:
Enviar um comentário