MSE - LUSA
Díli, 31 out (Lusa) - O Ministério das Finanças de Timor-Leste vai apresentar oficialmente na sexta-feira os Censos "Fo Fila Fali" com a presença do chefe de Estado e do primeiro-ministro timorenses, José Ramos-Horta e Xanana Gusmão, respetivamente.
A apresentação vai ser feita em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e com o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), no Centro de Convenções de Díli.
Segundo um comunicado divulgado no sítio do Governo timorense na Internet, os Censos "Fo Fila Fali" (voltar a entregar) são um "projeto único e ambicioso que partilham os resultados-chave dos Censos 2010 e dizem respeito a cada um dos sucos" (conjunto de aldeias reunidas sob a autoridade de um chefe) do país.
"O objetivo do projeto é inspirar e ajudar os líderes das comunidades a envolverem-se e liderarem o processo de desenvolvimento das suas aldeias", refere o documento.
No lançamento dos Censos "Fo Fila Fali" vão participar também a ministra das Finanças, Emília Pires, representantes do FNUAP e da UNICEF, bem como outros líderes nacionais.
Os principais resultados dos Censos 2010 foram divulgados em julho e indicaram um aumento populacional e do desemprego, bem como de uma rápida migração para a capital.
Os Censos 2010 revelaram igualmente que os timorenses têm mais acesso à eletricidade, televisão e telemóvel e que o analfabetismo diminuiu.
Segundo o documento, a população de Timor-Leste aumentou 15 por cento em relação a 2004 (data do último censo feito no país), sendo atualmente de 1.066.582 habitantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário