sábado, 26 de novembro de 2011

Alemanha: MILHARES DE PESSOAS PROTESTAM CONTRA TRANSPORTE DE LIXO ATÓMICO





Mais uma vez, os tradicionais protestos contra o transporte de resíduos radioativos na Alemanha leva a confrontos entre ativista e policiais. Parte das manifestações transcorreu de maneira pacífica.

Os protestos ocorridos na tarde deste sábado (26/11) transcorreram de forma parcialmente pacífica. Segundo informações fornecidas pela polícia, aproximadamente oito mil pessoas e 400 tratores participaram das manifestações contra o transporte do lixo atômico em Dannenberg. Os organizadores apontam a presença de 23 mil pessoas em todo o percurso dos contêineres.

Diversos grupos de pessoas tentaram, em vários trechos da rota, bloquear os trilhos por onde passaram os contêineres com os resíduos nucleares, tendo sido afastados por isso por policiais. O trem com o material radioativo saiu da usina de processamento La Hague, na França, rumo a Gorleben, na Alemanha.

Crianças, jovens e idosos

Famílias com crianças pequenas, bem como jovens e pessoas idosas, participaram dos protestos, levando balões vermelhos e cartazes com os dizeres "energia atômica: não obrigado". Foram feitos diversos discursos, inclusive por uma japonesa, que relatou suas experiências após a catástrofe de Fukushima.

A intenção dos protestos é retardar ao máximo o transporte do lixo radioativo. No ano passado, manifestantes permaneceram durante 20 horas bloqueando o trecho a ser percorrido pelos contêineres. O trabalho de evacuação realizado pela políica durou seis horas. O transporte vem sendo acompanhado por aproximadamente 19 mil policiais em todo seu percurso.

Confrontos entre manifestantes e policiais

Ao longo da rota, houve na madrugada deste sábado tumultos entre manifestantes e forças policiais. Em Metzingen, policiais foram agredidos com pedras por aproximadamente 200 manifestantes e reagiram com mangueiras de água.

Os ativistas criticaram, por outro lado, a postura da polícia. Kerstin Rudek, presidente da Iniciativa de Proteção ao Meio Ambiente de Lüchow-Dannenberg, salientou o "alto poder de agressividade" dos policiais envolvidos.

Em Dannenberg fica a estação de transferência do material, onde os contêineres serão transferidos para caminhões, que levarão o material nos últimos 19 quilômetros até seu destino final, em Gorleben, na Baixa Saxônia.

SV/dpa/ots/afp

Sem comentários:

Mais lidas da semana