domingo, 27 de novembro de 2011

BLOG DO SAKAMOTO, MAIS CINCO!




ANIVERSÁRIO

O Blog do Sakamoto é aniversariante. Queremos associar-nos aos que não passam sem ele e que ao longo destes anos o têm acompanhado – até retirado prosa que publicamos. Faz cinco anos que anda por aqui a zunzar, incomodativo, sendo a mosca impertinente contra injustiças e a tornar claro as abordagens a certas e tristes realidades que violam a natureza e os Direitos Humanos, que combate.

Sem muita exigência, agora só desejamos mais cinco anos de Sakamoto aqui na blogosfera. Daqui por cinco pediremos mais cinco. Por agora “roubamos” o texto de Sakamoto em que assinala o aniversário. Muito agradecidos, Leonardo Sakamoto!

Cruzes! O Blog do Sakamoto completa cinco anos

LEONARDO SAKAMOTO* – BLOG DO SAKAMOTO

Este blog está completando cinco anos, para a minha surpresa e o desespero de muitos leitores. Agradeço a todos os comentaristas, mesmo os insanos, por fazerem deste um espaço plural de discussão sobre os direitos humanos no país.

Este é um blog que traz notícias, mas tem opinião. E não a esconde, pelo contrário, tem orgulho dela. Defende a autonomia da mulher ao seu próprio corpo e o direito à eutanásia, a descriminalização da maconha e imagina uma sociedade que não ache normal crianças trabalharem, escravos (ainda) existirem, negros ganharem menos pela mesma função, gays serem assassinados simplesmente por serem “diferentes”, mulheres espancadas por “amor”, pessoas com deficiência reduzidas a deficientes, igrejas ditarem políticas do Estado laico, índios expulsos de suas terras, sem-terra e sem-teto tratados como bandidos e desmatadores e especuladores como heróis – aliás, imagina uma sociedade que não precise de heróis. E na qual meu Palmeiras volte a erguer uma taça.

Isso faz de mim parte da minoria. Mas com um blog. E portanto, uma minoria bem chatinha. Como me escreveu um amável leitor: “Você é um babaca, irritante, como aquelas moscas que ficam zunindo durante o almoço, atrapalhando quando tá todo mundo feliz. Você acha bonito isso?”

Sim, acho. Eu sou a mosca que pousou na sua sopa.

*Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP e ex-professor na USP, trabalhou em diversos veículos de comunicação, cobrindo os problemas sociais brasileiros. É coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana