domingo, 13 de novembro de 2011

Brasil - Royalties do petróleo: OS DIREITOS DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS PRODUTORES





O direito do Estado do Rio e seus municípios aos royalties do petróleo começa com a mobilização do então senador Nelson Carneiro e meu apoio técnico quando eu era secretário de fazenda do primeiro governo Brizola. Dessa mobilização saiu a primeira lei em 1985. Em seguida, na Constituinte, o senador e eu -agora como deputado federal- conseguimos incluir no texto constitucional o direito aos royalties do petróleo. Então, na regulamentação posterior, foi introduzido o conceito de estados produtores, a partir de uma linha perpendicular definida pelo IBGE desde a bacia de extração do petróleo.

Durante o governo Marcelo Alencar, essa base de recebimento dos royalties do petróleo foi ampliada com a introdução da participação especial e, em seguida, com o direito aos municípios não litorâneos em linha de passagem do petróleo e dos derivados de petróleo. Estabeleceu-se, assim, a equidade no Estado do Rio, pois a definição das fronteiras entre municípios é um processo político que vem do século XIX e não seria correto que a criação de novos municípios excluísse, do direito, aqueles que deixaram de ser litorâneos.

A questão dos estados e municípios produtores sempre levantou alguma discussão, até que a tragédia do derramamento de petróleo extraído no mar, na costa da Flórida, nos EUA, mostrou, de forma irrespondível, a razão de distinguir os estados e municípios produtores pelo risco ambiental, econômico e fiscal que a extração do petróleo em mar provoca.

Quando o governo federal do PT encaminhou ao Congresso a lei de mudança da exploração do petróleo, abandonando o regime de concessão e adotando o regime de partilha, abriu a porteira para que os demais estados e municípios questionassem as leis anteriores e resolvessem mudar o acesso aos royalties do petróleo, eliminando o conceito de “Produtores”. O governo do Estado do Rio negociou muito mal naquele momento, imaginando que o presidente da república era um poder acima do Congresso, e que não valia a pena negociar com o Congresso. Declarações do governador do PMDB à imprensa sempre repetia: “O Presidente resolve tudo”. Mas não resolveu. Resultado, o Congresso mudou tudo e o texto aprovado ficou pior que o proposto pelo relator, hoje líder do PMDB na Câmara de Deputados. O deputado Ibsen Pinheiro, do PMDB e o senador Pedro Simon, do PMDB, pioraram em muito o texto do relator, que já era ruim.

Agora se quer atropelar o direito adquirido do Estado do Rio e seus municípios, incluindo, na nova distribuição que estão querendo mudar, até as áreas de extração já licitadas e que observam o regime atual. Isso é um absurdo. Mas o governador continua negociando mal, dizendo que quer que a presidente Dilma resolva tudo. A reação dos deputados e senadores ficou ainda pior. Por isso, é hora de cabeça fria e de saber negociar, ganhando tempo na Câmara de Deputados para que os ânimos, e a demagogia, serenem e que se possa votar uma lei que garanta o direito dos estados e municípios produtores e que se respeite a equidade federativa. É assim que os políticos de nosso estado, que têm o pé no chão, estão fazendo, deixando de lado as provocações e a coreografia.

* César Epitácio Maia nasceu em 18 de junho de 1945, é economista e professor universitário, foi exilado político e é um dos políticos brasileiros mais atuantes no momento, tendo ocupado diversos cargos públicos, dentre eles o de Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro.

Ler também:

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello to all, the contents present at this web site are truly awesome for people knowledge,
well, keep up the nice work fellows.

Also visit my blog ... registry cleaner
Also see my page > registry cleaner Review

Mais lidas da semana