terça-feira, 29 de novembro de 2011

CHÁVEZ E SANTOS FORTALECEM VÍNCULOS ENTRE VENEZUELA E COLÔMBIA




CORREIO DO BRASIL, com Prensa Latina- de Caracas

As relações econômicas e políticas entre a Venezuela e a Colômbia amanheceram fortalecidas nesta terça-feira depois das conversas realizadas no dia anterior nesta capital pelos presidentes dos dois países sul-americanos, Hugo Chávez e Juan Manuel Santos.

Esse é o saldo que deriva dos acordos assinados por representantes governamentais e empresários de ambas as nações e os pronunciamentos dos dois presidentes, nos quais foi evidente a vontade comum de superar desavenças e de continuar recompondo os vínculos bilaterais.

Uma dúzia de acordos foram assinados nos setores energético, saúde, agropecuário, cultural e para associações mistas em áreas produtivas, mas de todos eles ressalta-se o relativo a temas comerciais, o único assinado pelos dois presidentes.

Trata-se de um acordo de alcance parcial de natureza comercial que elimina restrições alfandegárias entre os dois países e, de fato, substitui as preferências que Venezuela tinha dentro da Comunidade Andina de Nações (CAN), bloco do qual Caracas se separou oficialmente em abril do ano passado.

-Este acordo de alcance parcial, de natureza comercial, ampara cerca de 300 pontos alfandegários, onde tivemos mais comércio nos últimos anos. O que estamos fazendo é substituir o acordo marco normativo da CAN com este novo-, disse posteriormente o presidente Santos. “Agora convido a trabalhar-se duro para levantar esse comércio, que não fique apenas no papel. Devemos fazê-lo para levantá-lo o mais rápido possível e, também, trabalhar duro no encadeamento produtivo desde a agricultura até à petroquímica”, disse por sua vez o presidente Chávez depois de ressaltar sua importância.

Os dois governantes coincidiram ao afirmar que mediante esta e outras ações, as trocas comerciais entre Caracas e Bogotá voltarão a florescer como em anos anteriores e poderão atingir os oito bilhões de dólares anuais.

Para o chefe do Estado venezuelano, a relação atual entre Venezuela e Colômbia pode ser um modesto exemplo de como, apesar das diferenças ideológicas, se pode criar um modelo de integração baseado no respeito.

Chávez pediu a seu homólogo colombiano resolver os problemas comuns de maneira conjunta e sem interferência, e exortou os povos dos dois países a manterem-se imperturbáveis perante as ações desestabilizadoras de quem pretende impedir a integração.

-Devemos permanecer com a mão posta no timão do entendimento, da unidade, do entendimento, da discussão fraterna dos problemas que surjam, mas sempre com o mesmo rumo: a integridade, a complementação-, afirmou.

Advertiu, também, a não cair-se em emboscadas. “Não caiamos no jogo dos que pretendem impedir a unidade entre nós. Não caiamos no jogo, porque da união depende o futuro de nossos povos”, sublinhou o presidente venezuelano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana