segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CPLP: Crise internacional domina reunião de ministros da defesa em Cabo Verde



JSD - LUSA

Santa Maria, Cabo Verde, 28 nov (Lusa) -- A crise económico-financeira, a situação mundial e as ameaças interdependentes são os temas fortes da 13.ª reunião de ministros da defesa da CPLP, que decorre entre hoje e terça-feira na ilha cabo-verdiana do Sal.

A reunião, marcada para uma unidade hoteleira em Santa Maria, conta com a presença de sete dos oito ministros da defesa, com Timor-Leste representado pelo secretário de Estado.

Antecedida, de manhã, por um encontro preparatório em que participam os diretores gerais de Política de Defesa Nacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a reunião tem como pano de fundo a ideia de que as novas ameaças exigem respostas regionais e globais.

"Neste contexto, a CPLP constitui um excelente instrumento de concertação e cooperação com resultados positivos, neste caso, no setor de defesa, pois, são variados os objetivos e muitos os progressos alcançados", lê-se numa nota do Ministério da Defesa cabo-verdiano sobre o evento.

No encontro será analisada a situação política de segurança e defesa de cada país, aprovado o regime interno dos ministros da defesa, que decorre de uma orientação de Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, para que todas as estruturas adotem o mesmo formato no funcionamento dos respetivos órgãos.

Os sete ministros e o secretário de Estado presentes aprovarão também as conclusões do exercício FELINO, realizado em 2010, em Angola, e analisarão o estado do processo de ratificação do Protocolo de Cooperação na Defesa entre os "oito" e será votada a declaração final da 13.ª reunião dos Chefes de Estado-Maior da CPLP, realizada em abril deste ano em Maputo.

Cabo Verde, disse à Lusa o ministro da Defesa cabo-verdiano, Jorge Tolentino, vai apresentar duas propostas de redução de custos. A primeira visa reduzir de duas para uma as reuniões de análise e de perspetiva de ações futuras e alterar a periodicidade dos Exercícios Felino, a face visível da cooperação entre os "oito".

A reunião de ministros da defesa da CPLP foi instituída em 1998 como resultado de uma necessidade em harmonizar e desenvolver uma cooperação mais forte nesta área em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e mais recentemente Timor-Leste.

Com a institucionalização da reunião, de caráter anual, pretende-se que a CPLP seja uma parceira e que tenha capacidade para também poder contribuir em operações de manutenção de paz e assistência humanitária.

Trata-se da terceira vez que Cabo Verde acolhe o evento, presidido por Jorge Tolentino, que assumirá a presidência do fórum durante um ano, coordenando todas as ações ligadas à Defesa na CPLP.

Para este efeito, é elaborado e aprovado um plano de atividades que incorpora todas as iniciativas, incluindo as ações do Centro de Análise Estratégico (CAE), o exercício FELINO, os exercícios militares e os encontros das marinhas de guerra de CPLP, entre outros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana