sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Desenvolvimento: GOVERNO BRASILEIRO COLOCA EM DÚVIDA DADOS DO ÍNDICE DA ONU




RTP

O Presidente brasileiro em exercício, Michel Temer, afirmou que "como brasileiro" vê um "equívoco" nos dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgados pelas Programa das Nações Unidaspara o Desenvolvimento (PNUD), na quarta-feira.

"Sem questionar eventuais critérios científicos, eu aqui, como brasileiro, eu vejo que algum equívoco deve haver nessa avaliação", afirmou Michel Temer, em declarações à imprensa, divulgadas pelo sítio oficial da Presidência.

"De qualquer maneira, houve um pequeno aumento, um ponto que significa aumento e não diminuição. Mas, em segundo lugar, e eu não quero colocar em dúvida os critérios que foram utilizados, mas a realidade a que nós assistimos e vemos aqui, no Brasil, é que a desigualdade diminuiu", acrescentou Temer, que exerce a presidência na ausência de Dilma Rousseff, que está a participar na cimeira do G-20, em Cannes, França.

O Brasil ocupa a 84ª posição num ranking de 187 países, o que supõe que avançou apenas uma posição em relação ao ano passado, quando havia ficado em 85.º lugar.

O PNUD, no entanto, destaca que os dados não são comparáveis, pelo facto de terem utilizado fontes diferentes de informação e pela inclusão de novos países na lista dos avaliados.

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, também falou sobre o índice na quinta-feira, argumentando que a instituição utilizou dados até 2006, o que não permite que os avanços mais recentes alcançados pelo país em termos de desigualdade sejam refletidos na classificação.

"Preocupa-nos que o relatório trate do IPM [Índice de Pobreza Multidimensional] com indicadores de 2006, porque é exatamente a partir de 2006 que o Brasil avançou num conjunto de elementos. A partir de 2007 é que se incorporou uma parcela muito grande da população no Bolsa Família (programa de assistência aos mais pobres)", ressaltou a ministra, citada pela Agência Brasil.

De acordo com a imprensa brasileira, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá ficado "irritadíssimo" com o resultado. O ex-chefe de Estado acredita que as políticas sociais realizadas no país e a melhoria de vida de alguns setores da classe mais baixa deveriam ter refletido um melhor desempenho do Brasil no ranking elaborado pelo PNUD.

1 comentário:

Anónimo disse...

O machão que morre de medo de ter o cancêr tratado pelo SUS está zangado. Deixa de asneiras, Lula. Basta ver como está a saúde pública brasileira, que políticos em geral passam longe .... o que inclui você.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rdYsYWluXac

como se diz aqui no Brasil, PEIXE MORRE PELA BOCA !!!!

Mais lidas da semana