sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PM diz que censos são importantes para que comunidades contribuam para o desenvolvimento




MSE - LUSA

Díli, 04 nov (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje, na apresentação oficial dos Censos "Fo Fila Fali", que estes resultados são importantes para que as comunidades possam contribuir para o desenvolvimento.

"Estamos portanto a devolver ao nosso Povo os resultados preciosos que foram obtidos, num formato simples e fácil de entender, para que as próprias comunidades se possam conhecer melhor e contribuir para o seu desenvolvimento", disse Xanana Gusmão.

Segundo o primeiro-ministro timorense, até ao final do ano os líderes locais vão ter "oportunidade de aprender mais sobre a situação real dos seus sucos (conjuntos de aldeias) e sobre como estabelecer e atingir alvos de desenvolvimento a nível local".

"Um plano a nível nacional não fará sentido se não tiver em conta o envolvimento do poder local e se não tiver a participação ativa de todos os timorenses", afirmou.

Os censos Fo Fila Fali incluem todos os indicadores sobre cada suco do país, desde o nível de escolaridade até ao desenvolvimento agrícola.

"Um Governo que não conhece a sua população é um Governo que não conhece a nação que está a governar e, portanto, meio caminho andado para o fracasso", afirmou Xanana Gusmão.

Segundo o primeiro-ministro timorense, com base nos censos hoje apresentados, o Governo vai conseguir "implementar melhores políticas em prol do povo".

"Só capturando um retrato real e objetivo da população que reside em Timor-Leste e conhecendo as condições em que vive é que se pode planear e intervir de forma responsável, sem partir de pressupostos errados, para permitir a melhoria das condições de vida dos timorenses", salientou.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento apresentado em julho pelo Governo teve como base os resultados dos Censos de forma a definir as políticas e programas necessários ao desenvolvimento nacional.

O programa, que abrange um período de 20 anos, está dividido em três setores chave para o desenvolvimento: capital social, infraestruturas e desenvolvimento económico.

Os principais resultados dos Censos 2010 foram divulgados em julho e indicaram um aumento populacional e do desemprego, bem como de uma rápida migração para a capital.

Os Censos 2010 revelaram igualmente que os timorenses têm mais acesso à eletricidade, televisão e telemóvel e que o analfabetismo diminuiu.

Segundo o documento, a população de Timor-Leste aumentou 15 por cento em relação a 2004 (data dos últimos censos feitos no país), sendo atualmente de 1.066.582 habitantes.

Sem comentários:

Mais lidas da semana