segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dilma Rousseff: «Crise não se resolve com medidas que geram desemprego»





Presidente brasileira defende que situações de crise se resolvem com decisões de estímulo ao crescimento.

A crise que afecta especialmente a Europa e os Estados Unidos não se resolve com medidas que geram desemprego ou com a flexibilização da legislação laboral, mas com decisões de estímulo ao crescimento, afirmou a Presidente brasileira.

Dilma Rousseff fez estas declarações durante o seu programa semanal de rádio, «Café da Manhã com a Presidente».

Dilma Rousseff referiu-se às conversas que manteve, na semana passada, durante a cimeira do G20, em Cannes, em França, que reúne os países mais desenvolvidos e as principais economias emergentes.

«Nossa mensagem no G20 foi muito clara: a crise económica, que está a afectar principalmente os países da Europa e Estados Unidos, não pode ser resolvida com desemprego e muito menos com a redução dos direitos laborais», afirmou a Presidente.

Dilma Rousseff citou um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), indicando que a crise aumentou em 200 milhões o número de pessoas desempregadas no mundo, na maioria jovens.

A chefe de Estado acrescentou que o Brasil, ao contrário, gerou 2,08 milhões empregos formais (com contrato) nos primeiros nove meses deste ano e está a trabalhar para chegar ao pleno emprego.

«Sabe porque estamos numa situação melhor que os outros países diante da crise internacional? Porque em 2008, quando a crise começou, o Brasil optou pelo crescimento e pela consolidação do mercado interno e não pela recessão», afirmou.

A Presidente assegurou que, nas suas conversas bilaterais com os chefes de Governo da China, Alemanha, Austrália, Singapura, Turquia, Índia e Rússia, todos concordaram que a crise não pode ser enfrentada com medidas que gerem recessão e sim com decisões para incentivar o consumo e a geração de emprego.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana