segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Portugal: GREVES PARALISAM AMANHÃ COMBOIOS, METRO, BARCOS E AUTOCARROS




RTP

As greves agendadas no setor dos transportes para os próximos dias vão levar a algumas perturbações com incidência na circulação de comboios da CP, no metro de Lisboa e ainda nos transportes coletivos do Porto e Lisboa. A CP prevê perturbações já para o dia de hoje, enquanto o metro da capital estará parado amanhã até às 10.30 horas da manhã. Já no Porto e em Lisboa o serviço de autocarros também vai sofrer alterações principalmente entre as 10 e as 16 horas.

A circulação de comboios deverá começar hoje a sofrer perturbações ao longo de todo o dia devido às greves agendadas para esta semana. Segundo anunciou a CP esta segunda-feira podem já ocorrer problemas nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional e Inter-regional.

Estão previstas supressões e atrasos com particular incidência nos períodos da tarde e da noite que vão igualmente atingir os Serviços Urbanos de Lisboa e Porto, prevendo-se nestes últimos maior incidência de supressões no período noturno com a empresa a prever que os últimos comboios deverão realizar-se entre as 22 e 23 horas.

A CP em comunicado avança ainda que na quarta-feira e no sábado "poderão ocorrer perturbações, atrasos e supressões, com particular incidência no período da manhã, prevendo-se a gradual normalização dos serviços ao longo do dia".

Metro parado em Lisboa

A greve é ainda extensiva ao metro de Lisboa com os trabalhadores daquela empresa a efetuarem greve entre as 6.00 e as 10 horas o que já levou a administração a anunciar que o serviço a prestar durante o dia de amanhã só estará normalizado a partir das 10.30 horas.

STCP e Carris com perturbações

O mesmo problema está previsto para o Porto com os serviços da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) a sofrerem perturbações entre as 10 e as 16 horas de amanhã devido à anunciada greve dos trabalhadores.

Mas neste caso a empresa assegura que prestará um serviço dentro dos parâmetros habituais nas chamadas horas de ponta, ou seja, ao princípio da manhã e fim de tarde.

Já a Carris fez saber que face à paralisação anunciada pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da empresa para esta terça feira é provável a ocorrência de perturbações no serviço regular de transportes entre as 10 e as 16 horas, sobretudo nas carreiras 760, 108, 706, 738, 742, 751, 758 e 781. mesmo que a empresa tenha assegurado serviços mínimos.

Menos barcos no Tejo

Também os trabalhadores que garantem a travessia de barco do rio Tejo em Lisboa vão avançar para a greve no dia de amanhã entre as 13 e as 19 horas pelo que a administração da empresa já fez saber das alterações previstas nas carreiras das várias ligações fluviais.

Assim, a Transtejo e a Soflusa preveem alterações nas seguintes ligações e horários:

Ligação Montijo - C. Sodré: das 14h30 (ultimo barco) às 18h00 (primeiro barco)
Ligação C. Sodré - Montijo: das 13h00 (ultimo barco) às 18h00 (primeiro barco)

Ligação Barreiro - T. Paço: das 13h25 (ultimo barco) às 17h55 (primeiro barco)
Ligação T. Paço - Barreiro: das 13h50 (ultimo barco) às 18h20 (primeiro barco)

Ligação Seixal - C. Sodré: das 13h45 (ultimo barco) às 17h50 (primeiro barco)
Ligação C. Sodré - Seixal: das 13h25 (ultimo barco) às 17h55 (primeiro barco)

Ligação Cacilhas - C. Sodré: das 13h40 (ultimo barco) às 17h45 (primeiro barco)
Ligação C. Sodré - Cacilhas: das 14h00 (ultimo barco) às 18h00 (primeiro barco)

Ligação Trafaria - P. Brandão - Belém: das 13h30 (ultimo barco) às 18h30 (primeiro barco)
Ligação Belém - P. Brandão - Trafaria: das 14h00 (ultimo barco – com destino apenas ao P. Brandão) às 18h00 (primeiro barco)

O Grupo Transtejo fez ainda saber que caso se verifique a paralisação das carreiras, os Terminais serão encerrados nos períodos em causa, por questões de segurança.

Sem comentários:

Mais lidas da semana