quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Discurso do Presidente da República sobre pastor lembra "ruralismo salazarista" - Jerónimo



RTP

O líder do PCP qualificou hoje de "ruralismo salazarista" um discurso recente do Presidente da República, em que Cavaco Silva recorreu ao exemplo de um pastor para pedir aos portugueses para darem "o melhor do seu esforço" no trabalho.

"Isto não faz lembrar aquele discurso do `botas`, aquele discurso do ruralismo salazarista, que durante 48 anos mandou no nosso país?", questionou Jerónimo de Sousa, durante um comício do PCP no Palácio D. Manuel, em Évora.

O secretário-geral comunista referia-se a declarações do chefe de Estado, proferidas domingo em Nelas, quando disse que a figura do pastor "é o exemplo do trabalho que é preciso realizar para conseguir vencer".

Na altura, Cavaco Silva descreveu o pastor como sendo alguém para quem "não havia fins-de-semana, não havia férias, feriados nem pontes em nenhumas circunstâncias".

Contudo, na mesma ocasião, o chefe de Estado esclareceu que não defende que os portugueses "tenham de trabalhar todos os dias".

Hoje, Jerónimo de Sousa criticou o Presidente da República, considerando que se trata de uma "tentativa de procurar a política e a ideologia das inevitabilidades e da resignação".

"Vejam o que vai na cabeça desta gente em relação aos direitos dos trabalhadores e em relação àquilo que foi a conquista e o avanço não só social mas também civilizacional", sublinhou.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana