domingo, 27 de novembro de 2011

Israel ameaça cortar água e luz de Gaza caso facções palestinas formem governo




MARINA TERRA – OPERA MUNDI

Fatah e Hamas anunciaram essa semana uma nova "parceria"

O governo de Israel ameaçou neste sábado (26/11) cortar o fornecimento de água e eletricidade para a Faixa de Gaza caso Fatah e Hamas formem um governo de unidade nacional. Os líderes Mahmoud Abbas, do Fatah e Khaled Meshal, do Hamas, anunciaram nesta quinta-feira (24/11) uma nova "parceria" entre as principais facções palestinas após negociações de reconciliação no Cairo.

"O ministro das Relações Exteriores está examinando a possibilidade. Ele analisa cortar a infraestrutura de Gaza", disse o vice-ministro israelense das Relações Exteriores, Danny Ayalon ao site do Yediot Aharonot. Segundo ele, um acordo "transformaria a ANP (Autoridade Nacional Palestina) em uma entidade terrorista e colocaria um fim à esperança de um acordo de paz".

Em represália à aproximação entre Fatah e Hamas, ministros israelenses decidiram na sexta-feira (25/11) manter congelada uma transferência de milhões de dólares em impostos de palestinos à ANP. No dia 21, a ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que Israel deveria voltar a transferir os impostos, que representam dois terços da renda da ANP e cuja transferência tinha sido interrompida em 1 de novembro devido ao pedido da Palestina para ingressar nas Nações Unidas.

Em janeiro, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já havia ameaçado cortar o fornecimento de água e eletricidades para Gaza, governada pelo Hamas desde 2008. Israel, que unilateralmente saiu de Gaza e desmantelou assentamento no território palestino, permanece controlando a água e 70% da rede elétrica -- o resto é controlado pelo Egito e por plantas locais.

Leia mais

1 comentário:

Anónimo disse...

Um progrom daqueles!

Mais lidas da semana