quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ministro do Interior de Angola defende coordenação da CPLP no combate ao crime organizado




EL - LUSA

Luanda, 03 nov (Lusa) -- O ministro do Interior angolano defendeu hoje a importância da cooperação, coordenação e concertação de esforços no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no combate à criminalidade.

Sebastião Martins, que intervinha na sessão de abertura dos trabalhos da VI Reunião do Conselho dos Chefes de Polícia da CPLP, defendeu que somente a coordenação de esforços pode combater o crime organizado que, frisou, "se tornou um negócio com dimensão global e impacto macroeconómico".

A atividade do crime organizado através da proliferação dos cartéis de droga, do tráfico de armas, da pirataria marítima e informática, do contrabando e da lavagem de dinheiro constitui mesmo "uma ameaça à segurança e paz mundial".

É ainda uma ameaça "ao bem-estar das nações e dos povos, já que cria instabilidade que afasta investimentos, criando um círculo vicioso que alimenta conflitos, fomenta a pobreza em massa, subverte economias e fragiliza sistemas democráticos e de direito, contribuindo também hoje para o agravamento dos danos ambientais", acrescentou.

Nesta VI Reunião do Conselho dos Chefes das Polícias da CPLP, Angola assume a presidência deste órgão, com o comandante-geral da Polícia Nacional de Angola, Ambrósio de Lemos, a substituir no cargo o seu homólogo moçambicano, Jorge Henrique da Costa Khálau.

Os trabalhos prosseguem ao longo do dia e da agenda de trabalhos constam a avaliação da situação de criminalidade nos países da CPLP, a análise e adoção dos relatórios das comissões dos peritos ligadas à Investigação Criminal, Prevenção e Combate à Imigração Ilegal e Tráfico de Seres Humanos, Rede de Mulheres Polícia da CPLP, Comissão de Armas e Explosivos, terminando com a aprovação do comunicado final.

Sem comentários:

Mais lidas da semana