quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Moçambique: EXTRAÇÃO DE CARVÃO PODE GERAR RECEITAS DE 476 ME ANUAIS




HYC - LUSA

Maputo, 24 nov (Lusa) - A extração de carvão em Moçambique tem potencial para gerar entre 420 milhões e 476 milhões de euros de receitas para o Estado, a médio e longo prazos, estimou a Associação das Empresas de Carvão Mineral.

Falando numa conferência alusiva ao 15.º aniversário da criação do Banco Comercial de Investimento (BCI), o presidente da Associação das Empresas de Carvão Mineral afirmou que o aumento de receitas de carvão será gerado pela intensificação da procura por países como a China.

Casimiro Francisco afirmou que países de economias emergentes como a China têm aumentado a sua procura de aço em cinco por cento por ano, impondo uma demanda de 22 milhões de toneladas de carvão de coque, um dos componentes que podem ser mais extraídos do carvão bruto moçambicano.

"Trata de oportunidades que devem ser devidamente aproveitadas, o que passa pela melhoria das infraestruturas de transporte, principal constrangimento do setor", enfatizou Casimiro Francisco.

O presidente da Associação das Empresas de Carvão Mineral de Moçambique disse que as projeções de produção de carvão em Moçambique tornam imperiosos os investimentos em infraestruturas necessárias ao escoamento.

"O enfoque nas infraestruturas reside no facto de haver perspetivas de que as exportações de carvão venham a atingir 100 milhões de toneladas por ano nos próximos 10 a 15 anos", realçou Casimiro Francisco.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana